Segundona: Tudo igual

Passadas sete rodadas, os dois grupos da Segundona apresentam equilíbrio impressionante

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

É comum no futebol afirmarmos que após as cinco primeiras rodadas de uma competição, fiquem claro quais equipes vão brigar por título ou classificação, e também aquelas que estarão correndo do fantasma do rebaixamento até os últimos jogos. Porém o Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso, faltando apenas dois jogos para o fim do primeiro turno da fase inicial, vai contrariando esta lógica.

A briga pelo topo

Os três primeiros colocados da Segundona, tanto do Grupo 1 (Brasil de Pelotas, Riograndense e Guarany de Camaquã), como do Grupo 2 (União, Santo Ângelo e Passo Fundo), possuem exatamente o mesmo número de pontos, 13, 12 e 12, respectivamente.

Zona de classificação

Se tivermos que apontar um grupo mais forte, o único argumento concreto seria no restante da zona de classificação para a segunda fase, uma vez que os outros três classificados do Grupo 2 (Esportivo, Sapucaiense e Panambi), possuem exatamente um ponto a mais que os clubes que os da mesma colocação do Grupo 1 (São Paulo-RS, Guarani-VA e Farroupilha).

Zona neutra

Apenas na sétima colocação, a chamada “zona neutra”, pois não classifica para a próxima fase, nem rebaixa para a Terceirona, existe igualdade numérica entre os grupos, com 14 de Julho e Brasil de Farroupilha, ambos somando 8 pontos. 

Fugindo do rebaixamento

Porém na parte final das tabelas, onde ficam aqueles clubes que brigam para fugir do fantasma da terceira divisão do Rio Grande do Sul, os clubes do Grupo 1 (Internacional-SM, Riopardense e Rio Grande) somam mais pontos que os ocupantes das mesmas colocações no Grupo 2 (Glória, Juventus e Milan).

Jogos a menos

Com jogos a menos, e assim podendo mudar as suas posições na tabela estão São Paulo e 14 de Julho, que no Grupo 1 jogaram apenas seis vezes, contra sete de seus adversários. Já no Grupo 2 quem terá essa chance são Sapucaiense, que entrou em campo apenas cinco vezes, e Panambi e Milan, com um jogo a menos que os demais, que no meio de semana farão a oitava partida.

 Panambi x Passo Fundo, amanhã às 20h

 O Esporte Clube Passo Fundo realiza na tarde de hoje, na Associação dos Funcionários da Doux Frangosul, um treinamento coletivo que definirá os titulares que enfrentam o Panambi nesta quarta-feira, às 20 horas no estádio João Marinon Júnior. O meia Fabiano Diniz e o atacante Sertão, que ficaram de fora do empate em 1 x 1 contra o Sapucaiense domingo em Sapucaia do Sul, serão reavaliados, e se estiverem em condições provavelmente voltarão ao time titular. Caso estes não sejam aprovados mais uma vez, Danilo, Da Silva e Edinho Recife, disputaram duas vagas entre os 11 escolhidos por Ricardo Attolini. Uma vitória, combinando com um empate entre Santo Ângelo x União, coloca o Passo Fundo mais uma vez como líder do Grupo 2.

Gostou? Compartilhe