Um dia após a divulgação do calendário oficial do Campeonato Brasileiro de Grand Turismo, a popular GT3, o passo-fundense Cláudio Ricci, único piloto presente em todos os grids desde que a categoria foi implantada no Brasil em 2007, falou sobre o que espera para a temporada, que começa no próximo dia 22, em Santa Cruz do Sul.
Ricci, que mais uma vez vai ser companheiro de Rafael Derani na equipe CRT Brasil, onde vai continuar guiando uma Ferrari, acredita que este será o grande ano da GT3 no país. “A categoria vem se fortalecendo muito desde seu começo, ano após ano, e para 2012 o campeonato tem tudo para ser um dos melhores que já tivemos”, disse o piloto, destacando as novas marcas que estarão nos grids daquela que é chamada de competição dos carros dos sonhos. “A chegada de marcas como BMW, Lamborghini, Lótus GT4, além daquelas que mantiveram os seus carros, valoriza muito a competição, e eleva o nível de disputa”, afirmou Ricci, que todas as temporadas da GT3, ficou entre os quatro primeiros colocados, sendo que em 2009 foi campeão, e no ano passado ficou em terceiro lugar. Na próxima semana o piloto intensificará a sua preparação física, sendo que no dia 15 começará os treinamentos com a Ferrari na cidade de Guaporé.
Grand Turismo Europa
A temporada 2012 de Cláudio Ricci não se limitará apenas as pistas brasileiras. Após dois anos de ausência, o piloto deve acertar nos próximos dias a sua volta ao Grand Turismo Europeu. Ricci explicou que praticamente teve que optar entre Stock Car e GT3 na Europa. “Tive muito perto de assinar com uma equipe para correr na Stock Car, mas surgiu a possibilidade de voltar a correr na Europa, e não posso desperdiçar esta chance”, informou o passo-fundense, que ainda justificou os motivos que o fizeram escolher pela competição internacional, onde também irá guiar uma Ferrari. “A oportunidade de estar nos melhores autódrmos do mundo, onde inclusive são disputadas corridas de Fórmula 1, é algo que me motiva bastante, além de ter o fato de eu fazer uma espécie de intercâmbio entre as equipes daqui e de lá, já que ambas tem como carros uma Ferrari. Em 2009 aconteceu isso, e deu certo, pois conquistamos o título no Brasil”.
A temporada 2012
A temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, do Mercedes-Benz Grand Challenge, do Elf Super Bike e do Campeonato Brasileiro de Spyder Race já possui o seu calendário oficial definido. Começando no dia 22 de abril em Santa Cruz do Sul, as competições que compõem o evento terminam no dia 16 de dezembro em Interlagos, São Paulo. Ao todo, seis estados brasileiros receberão os carros do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo e do Campeonato Brasileiro de Spyder Race, em nove etapas durante o ano. Com um fim de semana a menos, Mercedes-Benz Gran Challenge e o Elf Super Bike, estarão em cinco regiões distintas, totalizando as suas oito etapas na temporada.
Calendário 2012
22 de Abril: Santa Cruz do Sul
27 de Maio: Curitiba
24 de Junho: Interlagos
22 de Julho: Rio de Janeiro
2 de Setembro: Salvador
14 de Outubro: Campo Grande
28 de Outubro: Guaporé
18 de Novembro: Cascavel
16 de Dezembro: Interlagos