O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado conquistou o maior triunfo de sua carreira na última sexta-feira, dia 6 de abril, ao receber a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike, realizado no México. Machado competiu na modalidade Cross Country Olímpico. Além do Brasil, a competição contou com seleções do Canadá, Estados Unidos, México, Costa Rica, República Dominicana, Porto Rico, Colômbia, Guatemala, Venezuela, Equador, Chile e Argentina.
A manhã de Sexta-feira Santa amanheceu fria em Puebla, no México, local das provas. Machado relata que apesar da dor de garganta, sentia as pernas descansadas para buscar o título, o qual perseguia há 14 anos. “O café da manhã foi concentrado, as mãos estavam trêmulas, sinal de que a adrenalina já estava espalhada no corpo inteiro. No momento mais tenso do dia, que foi antes da largada, percorri mentalmente todo o circuito, que tem 6.300 metros de extensão. Pensei em largar na frente e chegar primeiro na descida, cheia de pedras. Quando baixou a bandeira, foi uma explosão de energia, consegui largar na frente”, relata.
Machado enfatiza que não foi fácil. Depois desse primeiro percurso, o atleta Francisco Saldivar, do México, o ultrapassou, e ele teve que correr atrás para vencer todos os desafios que ainda viriam. “Busquei forças e reassumi a liderança da prova, concluí a primeira volta isolado, porém, na segunda e última volta, senti os efeitos da altitude de 2.300 metros acima do nível do mar, comecei a sentir uma forte dor nos pulmões e uma pressão muito forte na cabeça, as pernas ficaram bambas, comecei a perder o foco na trilha”, lembra.
No final da última subida, Machado conta que Fidel Ovalles, da Colômbia, passou por ele num ritmo forte, abrindo distância. Neste momento, o ciclista da UPF viu que era a hora de dar tudo de si. “Logo que começaram as descidas, soltei os freios, literalmente, encostei nele numa trilha dentro da mata, depois, só tinha uma subida de uns 800 metros até a chegada. Nesse momento respirei forte, travei a suspensão e o ultrapassei num ritmo muito forte, para não deixar dúvidas, continuei pedalando intensamente e cruzei a linha de chegada em primeiro lugar. Me tornei Campeão Pan-Americano, título que perseguia a 14 anos”, comemora.
A receita para esta conquista Ricardo Machado sempre teve em mente: acreditar. “Nunca desisti, sempre acreditei que tinha condições de conquistar este título”, finaliza o atleta, que retorna ao Brasil nesta quarta-feira, dia 11/04.
Resultado da prova
Ricardo Machado, Brasil - Campeão - Medalha de Ouro com o tempo de 48’22’’
Fidel Ovalles, Colômbia - Vice-campeão - Medalha de Prata com o tempo de 48’34’’
Francisco Saldivar, México - Terceiro colocado - Medalha de Bronze com o tempo de 51’01’’.
Ricardo Machado é medalha de ouro no Pan-Americano
· 2 min de leitura