Depois do 2º lugar sábado na abertura da rodada dupla do Grande Prêmio da Hungria, seu melhor resultado no ano de estreia na Auto GP, o brasileiro Victor Guerin (Super Nova) abandonou logo na quarta volta da 8ª etapa, disputada neste domingo no circuito de Hungaroring. A vitória foi do norueguês Pal Varhaug (Virtuosi UK), que saiu em quarto, assumiu a ponta antes da metade das 19 voltas e resistiu à forte pressão do líder Adrian Quaife-Hobbs, companheiro de Guerin, até o final da prova.
Guerin saiu em 7º por causa do sistema de grid invertido adotado pela categoria e ganhou uma posição na largada. Com uma estratégia diferente, antecipou a troca obrigatória de dois pneus e entrou nos boxes na quarta volta, já que não conseguia avançar em função do tráfego à frente num traçado de ultrapassagens reconhecidamente difíceis. Mas nem teve tempo de conferir o acerto da decisão: o carro parou na pista na volta de retorno do pit stop e foi retirado pelos fiscais. "O motor superqueceu e entrou no modo de segurança para evitar a quebra", explicou Guerin. "Foi uma pena, porque a opção de parar antes parecia mesmo ser a melhor."
Apesar da decepção, o prejuízo em relação ao campeonato foi menor do que poderia ter sido. Guerin manteve a 8ª colocação com 34 pontos, mas viu a diferença para os ponteiros aumentar mais um pouco. Com o segundo lugar, Hobbs chegou aos 148 pontos, contra 105 de Varhaug e 88 do russo Sergey Sirotkin, que completou o pódio na Hungria e pouco antes havia vencido a sexta etapa do Italiano de Fórmula 3, campeonato que vem disputando simultaneamente à Auto GP. "A diferença está muito grande e a luta pelo título ficou mais difícil, até porque não há descartes. A meta agora será buscar resultados bons em todas as corridas", avisou.
O resultado da prova:
1 - Pal Varhaug (Noruega), Virtuosi UK, 19 voltas em 32min02s890
2 - Adrian Quaife-Hobbs (Inglaterra), Super Nova, a 0s789
3 - Sergey Sirotkin (Rússia), Euronova, a 2s765
4 - Sten Pentus (Estônia), Zele Racing, a 10s524
5 - Chris Van der Drift (Nova Zelândia), Manor MP Motorsport, a 21s195
6 - Giuseppe Cipriani (Itália), Campos Racing, a 25s445
7 - Sergio Campana (Itália), MLR 71, a 25s903
8 - Antonio Spavone (Itália), a 26s511
9 - Giancarlo Serenelli (Venezuela), Ombra Racing, a 31s302
10 - Facu Regalia (Argentina), Campos Racing, a 31s759
Próximas etapas: 2 e 3 de junho, em Portimão (Portugal)
Auto GP: Guerin abandona, inglês amplia liderança na Hungria
· 1 min de leitura