O tetracampeão Cacá Bueno (Red Bull) conquistou a segunda pole consecutiva na temporada e comandará o grid da quarta etapa da Stock Car neste domingo no circuito de rua de Ribeirão Preto. Quarto colocado no campeonato, o piloto carioca foi um dos últimos a marcar tempo nas tomadas classificatórias em grupos de três carros, formato utilizado habitualmente em pistas urbanas por causa das dimensões acanhadas do traçado. O companheiro de equipe Daniel Serra partirá em segundo, seguido por Júlio Campos (Carlos Alves), Thiago Camilo (RCM) e Marcos Gomes (Medley/Full Time), que completaram os cinco melhores do dia.
Vencedor de duas provas neste ano - na abertura do calendário em São Paulo e há duas semanas no Velopark -, Cacá mostrou humildade ao atribuir a Daniel Serra o mérito pela façanha. "Não fui bem no primeiro treino livre porque passei num trecho com bastante óleo e não consegui encontrar o melhor acerto. Como o Serrinha foi muito bem e liderou o segundo, apenas segui o caminho dele", explicou. Sobre a corrida, disse que a receita para ganhar num circuito como o de Ribeirão Preto é simples: "Procurar abrir o máximo possível depois da largada. Não acho que ela seja mais complicada do que em qualquer outro momento da prova, acidentes podem acontecer em qualquer lugar."
Um dos destaques do sábado abafado e de tempo encoberto na cidade do interior paulista foi Marcos Gomes. Único piloto entre os 29 nascido em Ribeirão Preto, Marquinhos superou os dois difíceis treinos livres da manhã para merecer sua melhor posição de largada em 2012. "Estou contente porque demos um salto muito grande. Acho que faltou apenas um pouco mais de tempo de pista com este acerto que usamos na classificação. Mexemos no carro para o qualifying e o resultado foi melhor que o esperado. Agora, acho que temos condições de sair da corrida com uma boa quantidade de pontos", avisou.
A recuperação da Equipe Medley/Full Time na tomada de tempos puxou para cima também o parceiro de Gomes. Xandinho Negrão foi outro que sofreu nos ensaios matinais com o acerto insatisfatório. Mesmo prejudicado pelo momento em que saiu para as duas voltas rápidas, já que estava incluído no segundo grupo, Xandinho largará em 15º e já dentro da zona de pontos. "O carro agora é outro", festejou. "O problema mesmo foi que a temperatura da pista e ambiente caiu bastante ao longo do treino e foi ajudando ainda mais quem entrou depois", lembrou.
O dia também foi decepções. O líder Ricardo Maurício (RC) não conseguiu tirar proveito da vantagem de ser o último a levar o carro para a pista e terminou apenas em 12º. O Rei de Ribeirão Preto foi um pouco melhor, mas terá dificuldades para manter a invencibilidade na terceira visita da categoria a Ribeirão Preto. Átila Abreu ficou em 8º e precisará tirar dois coelhos da cartola se quiser vencer pela terceira vez seguida num traçado de ultrapassagens complicadíssimas e sempre envoltas em risco de toques.
Cacá sai na frente nas ruas de Ribeirão Preto
· 2 min de leitura