Depois do tropeço em casa diante do União no final de semana, o E.C.Passo Fundo voltou a vencer no estádio Vermelhão da Serra. Em jogo válido pela terceira rodada da Segundona, o Tricolor derrotou nesta quarta-feira, o Brasil de Pelotas por 2x1. Os dois gols da vitória foram marcados pelo artilheiro Sandro Sotilli, que ainda desperdiçou um pênalti. André Ribeiro fez o gol do Brasil. Com a vitória, a equipe do técnico Ricardo Atolini somou cinco pontos e assumiu a liderança da chave, pelo menos até o final de semana, quando acontecem os outros dois jogos da rodada. O próximo compromisso do Tricolor será na quarta-feira, diante do Riograndense, em Santa Maria.
Precisando da vitória para se manter na briga por uma das vagas, o Passo Fundo saiu pressionando. No primeiro minuto de jogo, Guto recebeu um belo passe de Sotilli. Ele invadiu a área e bateu na rede pelo lado de fora. O Brasil explorava os contra-ataques com o veloz Alex Amado. Em duas oportunidades levou perigo ao gol do Passo Fundo. Uma delas veio aos 11 minutos. Após cobrança de falta, a bola desviou e foi em direção ao ângulo esquerdo, obrigando Souza a fazer uma grande defesa.
Com mais volume de jogo, o Tricolor trocava passes na intermediária e criava alguma situações de perigo. Aos 30 minutos, Guto cobrou uma falta na segunda trave. A bola sobrou livre, quase em cima da risca, para o zagueiro Vagner, que bateu desajeitado para fora. O Passo Fundo mantinha a pressão e, aos 41 minutos, veio o alívio. Da Silva arrancou pela esquerda, tocou para Guto que invadiu a área e passou para Sandro Sotilli. Com o goleiro batido, ele só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes.
Satisfeito com o desempenho na primeira etapa, Ricardo Atolini voltou para o segundo tempo com a mesma formação. Logo no primeiro minuto, a equipe criou a chance de ampliar a vantagem . Guto invadiu a área e foi derrubado por trás. O juiz André Cieslak marcou pênalti. Sotilli chutou para fora, sobre a trave do goleiro Luiz Muller. O Brasil adiantou um pouco a marcação e conseguiu chegar ao empate. Aos 18 minutos, na cobrança de falta, André Ribeiro subiu sozinho e tocou de cabeça no canto esquerdo de Souza, igualando o marcador. Com o apoio da torcida, que compareceu em bom número no Vermelhão da Serra, a equipe não se abateu. Aos 25 minutos, Da Silva tocou para dentro da área, e o experiente Sotilli novamente empurrou para as redes. “Tirei um peso das minhas costas” disse no final se referindo ao pênalti perdido. Logo após o segundo gol, o Brasil ainda teve o jogador Rodrigo expulso após falta em Diego Miranda. Nos minutos finais, o Passo Fundo reclamou de um pênalti não marcado em em Sertãozinho. Depois de dominar a bola, quase de dentro da área pequena, o atacante se preparava para bater e acabou derrubado por trás. O juiz mandou o lance seguir. O Passo Fundo soube administrar nos minutos finais e garantiu a primeira vitória na segunda fase da competição.
FICHA TÉCNICA
Passo Fundo: Souza; Barão, Glauber, Vagner e Diego; Marcus, Gil, Da Silva, Diego Miranda; Guto e Sandro Sotilli.
Brasil de Pelotas: Luiz Muller; Tiago Ranowe, André Ribeiro, UIlian Nicoletti e Galego; Rodrigo Dias, Leandro Leite, Alexandre e Alex Goiano; Alex Amado e Gavião
Gols - Sandro Sotilli (41 minutos da primeira etapa ), André Ribeiro (Brasil), aos 18 minutos do segundo tempo, Sandro Sotilli (25 min do segundo tempo)
Árbitro – André Cieslak
Auxiliares – José Causa e Alduíno Mocelin