Após sagrar-se a melhor equipe brasileira da 6ª edição do Festival Internacional de Voleibol Cidade de Estrela, conquistando o vice-campeonato sobre a Seleção Infanto-Juvenil Argentina, a emoção não é contida na declaração do técnico da equipe Notre Dame/A.E.R. Voleibol Passo Fundo/Dec’s, Gilberto Bellaver. “Nunca fomos tão longe, nunca chegamos tão perto”, assim Giba sintetiza a premiação e a trajetória vitoriosa e de superação que levaram as atletas de Passo Fundo à grande final.
Etapa classificatória
Ainda na etapa classificatória, disputada entre quarta e sexta-feira - dias 06 e 08 – a única representante passo-fundense na competição que integrou equipes do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Distrito Federal, além da Argentina e do Uruguai, venceu três dos quatro adversários, pela Chave B do campeonato, todos pelo placar de 2 sets a zero: Loggeman (Horizontina), Sogipa (Porto Alegre) e Sesi (Distrito Federal). Na chave que continha cinco dos 11 times inscritos na categoria infanto-juvenil, o voleibol do Colégio Notre Dame conquistou classificação como a melhor equipe para a fase semifinal, derrotada apenas na partida contra a equipe paranaense Marechal Rondon, também por 2x0.
Semifinal e final
Na fase semifinal, a equipe Notre Dame/A.E.R. Voleibol Passo Fundo/Dec’s, enfrentou novamente a Sogipa (3ª melhor equipe do Campeonato Estadual de 2011), de quem venceu no set desempate e a atual bicampeã estadual: a equipe do Colégio Martin Luther, sobre quem foi vitoriosa pelo placar de 2x0. Na etapa final, com vitória também por 2x0 sobre o Grêmio Náutico União, atual vice-campeão estadual, a equipe de Passo Fundo conquistou classificação para a grande final, na qual teve como adversária a Seleção Infanto-Juvenil Argentina (que participou da competição, realizada entre os dias 06 e 10, em preparação para o Campeonato Sul-Americano). Como a melhor equipe brasileira da competição, a Notre Dame/A.E.R Voleibol Passo Fundo/Dec’s não conseguiu bater a seleção do país vizinho, perdendo a partida decisiva por 2x0.
Enaltecer o 2º lugar
Sem motivo algum a lamentar não ter conseguido o título, a única representante de Passo Fundo em competições pela Federação Gaúcha de Volley-Ball, após Festival, adquire mais autoestima e, também responsabilidade, para as demais disputas do calendário de 2012. “Os resultados que tivemos sobre as três principais equipes gaúchas - lembrando que no último Campeonato Estadual fomos a 5ª equipe na classificação geral - nos dão mais confiança para enfrentá-las novamente e disputar com os demais adversários títulos e boas colocações tanto na Copa RS quanto no Estadual, porém sabemos que também temos que manter o nível de competitividade elevado”, destaca Bellaver. Ainda em junho, no final de semana dos dias 23 e 24, a equipe estreia na Copa RS Infanto-Juvenil, já a disputa pelo título do Campeonato Estadual acontece apenas no segundo semestre.
Além da vice colocação, a levantadora titular da equipe de voleibol do Colégio Notre Dame, Bruna Janish foi eleita a melhor levantadora da competição que visa estreitar o intercâmbio, a prática e o desenvolvimento do voleibol, além de proporcionar confraternização entre atletas. Já, a ponteiro, Gabriela Be, foi apontada como destaque da equipe.
A competição
O 6º Festival Internacional de Voleibol Cidade de Estrela, promovido pela Associação Vale do Taquari de Esportes (Avates) e pelo Colégio Martin Luther, reuniu 40 equipes femininas de voleibol (nas categorias mirim, infantil e infanto-juvenil), contabilizando cerca de 500 atletas, com idade entre 12 e 17 anos. Entre as camisas que entraram em quadra nesta edição da competição internacional estavam, por exemplo, as cariocas do Fluminense e do Vasco da Gama e a paulista do SESI de Ribeirão Preto.
Estreia da equipe A.E.R Voleibol Passo Fundo/Sacada Inteligente no campeonato estadual
Após o cerimonial de abertura do 6º Festival Internacional de Voleibol Cidade de Estrela, a equipe adulta A.E.R Voleibol Passo Fundo/Sacada Inteligente disputou partida comemorativa contra a equipe da Univates, da cidade anfitriã. A partida, que teve vitória de 3x0 da equipe da casa, foi válida pelo Campeonato Estadual.