A seleção brasileira feminina de vôlei estreará na terceira semana da 20ª edição do Grand Prix contra Cuba, às 8h30 desta sexta (22.06). A partida será disputada no Luohe Sports Center e terá a transmissão ao vivo dos canais SporTV e Esporte Interativo.
Nesta etapa, o Brasil forma o grupo K, com Cuba, Porto Rico e China. Estes três jogos serão decisivos para as brasileiras. O time verde e amarelo aparece em sexto lugar na classificação geral, com 11 pontos. Os Estados Unidos lideram a competição, com 18 pontos, seguidos pela China, com os mesmos 18, mas com um pior saldo de sets, e pela Turquia, com 15.
Classificam-se para a Fase Final as cinco equipes mais bem colocadas após o termino da terceira semana, além da anfitriã China. As seis seleções jogarão entre si e a equipe que somar o maior número de pontos será a campeã. A fase final acontecerá na cidade de Ningbo, na China, entre os dias 27 de junho e 1º de julho.
Brasil e Cuba, que tiveram uma das grandes rivalidades na década de 90, se enfrentaram pela última vez na decisão dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no ano passado. Na ocasião, as brasileiras levaram a melhor por 3 sets a 2.
Para o treinador José Roberto Guimarães, a equipe cubana merece ser repeitada. Mesmo sem ter se classificado para os Jogos Olímpicos, o time caribenho já fez boas apresentações nesta edição do Grand Prix. Até agora foram cinco vitórias e uma derrota, e a seleção cubana aparece em quinto lugar na classificação geral, com 14 pontos.
"Cuba sempre teve no potencial de ataque o seu ponto forte. As ponteiras atacam pelas extremidades e as levantadoras costumam atacar pela saída de rede. Precisamos de um saque forçado para tentar quebrar o passe delas, além de uma boa atenção na marcação de bloqueio", explicou José Roberto Guimarães.
CBV