Vila Nova pronto para mais uma competição internacional

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O E.C.Passo Fundo/Vila Nova embarca nesta quinta-feira para a terceira experiência do clube  em competições internacionais, em apenas dois anos. Depois da participação das  categorias 98 e 99, no Campeonato Mundial de Clubes, disputado na  França, a equipe 97 representará a cidade e o Estado, na 26ª edição do Atri Cup, na Itália. O evento é uma mini-olimpíada com cinco modalidades esportivas, entre elas o futebol. O Vila Nova vai brigar pelo título juntamente com outros 15 clubes. Os adversários serão sorteados no início da competição, marcada para o próximo domingo. Cada partida terá dois tempos de 30 minutos. O slogam do Atri Cupo deste ano é  “Por uma mensagem de paz no mundo”.

Último treino no Brasil

Ontem à tarde, os atletas receberam os uniformes de passeio e  de jogos, e também realizaram o último treino no campo da UPF. O embarque para a cidade de Atri, distante aproximadamente 180 quilômetros de Roma, acontece às 16h, de hoje. A delegação parte do estádio Vermelhão da Serra e segue de ônibus até Porto Alegre. De lá, decola para São Paulo rumo à Itália. A delegação é composta por 16 atletas e dois integrantes da comissão técnica. Diretor do Vila Nova, Carlos Alberto de Oliveira, o Beto,  explica que o convite para participar do Atri Cup foi feito pelo Planeta Bola, empresa de Curitiba especializada na organização de competições no Brasil e no exterior, a partir do desempenho que o clube obteve nas duas participações do torneio da França. Na primeira delas, em 2011, os meninos da categoria 98 ficaram em quarto lugar. Este ano, a categoria 99 ficou com o vice, entre 72 times.

Experiência internacional

Beto explica que a intenção é oportunizar pelo menos  uma experiência internacional para todas as categorias do Vila. Para o próximo ano, o clube pretende voltar à França, com a equipe 2000,  à Itália, com  a categoria 98,  e ainda, incluir  a Alemanha no roteiro, para a categoria 2002. “Além do amadurecimento como atleta, por enfrentar adversários de clubes tradicionais da Europa, com grandes estruturas, essas viagens proporcionam, acima de tudo, uma experiência de vida inesquecível na formação desses meninos” observa.

Preparação fora dos campos

Além dos treinamentos nos gramados, a preparação para a viagem também aconteceu fora deles. Através de um convênio com a Ong Acirs (Associação Beneficente e de Assistência Educacional do Rio Grande do Sul), com sede em Porto Alegre, e UPF Idiomas, o clube ofereceu um curso de 30 horas de italiano aos atletas. A alimentação correta para manter a forma, também teve atenção especial, com acompanhamento da nutricionista Jureci Machado Triches. A preparação física ficou por conta do professor Guerton Schell Benck. O clube conta ainda com apoio da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs). "E para isso que serve a entidade. Já apoiamos o Vila uma vez, e estamos juntos novamente. Sabemos que o clube pode representar muito bem o Estado, conte sempre com a Fundergs e Secretaria do Esporte e do Lazer" disse o assessor especial Luciano de Barros.

Gostou? Compartilhe