O E.C. Passo Fundo/Vila Nova/Plasbil estreou com o pé direito na 26 edição do Atri Cup, disputado na cidade italiana de Atri. A equipe aplicou uma goleada de 11 a 0 no Teate da Itália. Os gols foram marcados por Germano (3), Chico (2), Nicolas (2), Portio, Maquelele, Guzzo e Wagner, marcaram um gol cada.
Viagem
A viagem foi considerada bastante cansativa pela delegação do Vila. O grupo partiu às 4h30min, do estádio Vermelhão da Serra, em direção a Porto Alegre. De lá, decolou para São Paulo e à tarde, para Madri. Na capital espanhola, a delegação permaneceu por cerca de cinco horas aguardando o voo para Roma, onde embarcou em um ônibus, junto com a delegação da Tunísia. A viagem até a Atri, sede dos jogos, levou quatro horas. A delegação está confortavelmente alojada em um antigo convento, de onde é possível observar um túnel secreto e um poço de cerca de 2 mil anos, preservado a céu aberto.
1º dia em Atri
Aproveitando o forte calor na Itália, os meninos foram conhecer a praia. À tarde, todas as equipes se reuniram para discutir o tema do evento “Confrontar para crescer, o desafio para as novas gerações”. Entre os palestrantes está Alex Pereira (representante do Planeta Bola Eventos). Ele foi convidado para falar e receber uma homenagem em nome do Vila Nova, primeira equipe brasileira a participar da competição em 26 anos de existência. Um representante da delegação do Canadá, também foi homenageado por ter participado de todas as edições . Ele recebeu o título de cidadão honorário Atriano, entregue pelo Prefeito da cidade.
À noite aconteceu um grande desfile com algumas das delegações. Houve festa nas pequenas ruas de Atri, com a participação da população local. Com as cores da seleção brasileira, os meninos do Vila ganharam a simpatia dos moradores. Muitos se aproximavam para tirar fotos ao lado dos atletas. Nicolas e Mateus Coloriti, desfilaram em palco montado no centro histórico da cidade um levando a bandeira do Brasil e outro o nome do VILLANOVA/PASSO FUNDO (BRASILE).
2º dia
Dia de estréia na competição. Logo cedo, às 10h, um treino leve para conhecer o campo de jogo e às 19 h, horário local, às 14h, horário de Passo Fundo. “Aos poucos vamos compreendendo o espírito desta competição que onde o resultado é o que menos importa para eles e sim a confraternização entre os diferentes países, as diferentes modalidades esportivas , hoje já assistimos jogos de vôlei e beisebol, não é a quantidade de equipes por modalidade e sim a qualidade como pessoas e esperamos deixar a melhor impressão possível para que outras equipes brasileiras sejam convidadas a participar nas próximas edições”, destacou o coordenador do Vila, Carlos Alberto de Oliveira.