O xerife

Na tarde de sábado morreu Daison Pontes, um dos maiores nomes da história do Sport Club Gaúcho

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Falaceu na tarde de sábado, em casa aos 74 anos, o ex-zagueiro Daison Pontes. No final de 2011 Daison havia sofrido um AVC, sendo que também enfrentava o Mal de Alzheimer. Segundo informações obtidas pela Rádio Planalto, o ex-jogador e eterno ídolo, solicitou aos seus familiares que não fosse internado em hospitais e que fosse atendido em casa. Daison Pontes foi funcionário público municipal e atualmente estava aposentado. O velório ocorreu no Memorial Vera Cruz e o sepultamento foi no domingo, também no Memorial Vera Cruz.

Um pouco da história de Daison  

Daison Pontes jogou no clube entre 1961 e 1974. Fez 376 jogos e 20 gols. Foi o segundo jogador que mais vestiu a camiseta do clube, só perdendo para o Bebeto (417).

 A despedida dele do Gaúcho foi no dia 24/11/1974, no jogo Gaúcho 2 a 0 Esportivo pelo Gauchão, no Wolmar Salton. Ao final do jogo Daison Pontes deu uma volta olímpica pelo gramado, sendo aplaudido entusiasticamente pela torcida. Ele guardou a bola do jogo e entregou sua camisa número seis para a filha Denize, que com sua mulher Osmilda assistiram-no jogando pela primeira vez. Daison iria a julgamento dois dias depois pelo incidente do jogo contra o Internacional-SM(a agressão contra o árbitro José Luiz Barreto, falo sobre o caso no texto)no Tribunal de Justiça Desportiva. Depois de uma suspensão de 18 meses (reduzida para 12 meses), ele voltaria ao futebol no dia22/02/1976, e pelo 14 de Julho, que também voltava depois de quatro anos de inatividade. O jogo valia pela Copa Cícero Soares. O 14 venceu o Guarany de Espumoso por 4 a 0. Daison participou do segundo gol, dando o cruzamento para a cabeçada de Ilo.

Nome: Daison Pontes

Nascimento: 03.07.1939, General Câmara (RS)

Altura/peso: 1,90 m | 80 kg

Clubes: Arsenal de Guerra, Pombal, Santoangelense, Elite, Gaúcho,

Cruzeiro, Flamengo-RJ, América-RJ, Pelotas, Gaúcho, 14 de Julho, Guarany-ES

 

Títulos no Gaúcho

1 Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão (1966)

1 Copa Everaldo Marques da Silva (1970)

3 Campeonatos Citadinos (1961, 1966, 1967)


CONFIRA NA EDIÇÃO IMPRESSA E DIGITAL DE ON  A CRÔNICA "A versão hollywoodiana de um mito do futebol gaúcho", DE LUCAS SCHERER (Jornalista e autor dos livros Bebeto: O Canhão da Serra e Os Donos da Bola – O Campeonato Citadino de Futebol de Passo Fundo)

Gostou? Compartilhe