Passo Fundo sediará, de sexta-feira a domingo, etapas dos Campeonatos Gaúcho e Brasileiro de Rali Velocidade. Serão realizadas na cidade a 3ª etapa da competição estadual, a 3ª e a 4ª etapa da nacional. Pelo menos 30 carros de vários estados devem estar no grid de largada, segundo a organização.
O Rally do Planalto Médio, nome dado ao evento, inicia amanhã, com as equipes chegando ao parque de apoio, instalado junto ao Parque de Exposições Wolmar Salton. No mesmo dia, os competidores fazem o reconhecimento das especiais, trechos em estradas de terra por onde passará a prova, e o shakedown, um treino final para os ajustes dos carros. Às 19h, haverá uma largada promocional, em frente à Catedral. No total, serão mais de 170 quilômetros de trechos cronometrados, em estradas secundárias que passam pelo interior dos municípios de Passo Fundo, Coxilha e Mato Castelhano.
A corrida será dividida em dois dias, começando no sábado, com largada às 11h, e terminando no domingo, com largada às 7h30. A prova do Campeonato Gaúcho será valida apenas para as especiais do sábado. Já o Brasileiro, que ocorre paralelamente, tem a terceira etapa no sábado e quarta no domingo. Serão duas especiais, uma de 20 quilômetros de extensão e outra de 9,6 quilômetros, todas em estradas de terra. Embora com vários trechos alterados, o salto dos trilhos, ponto tradicional da prova, foi mantido.
A prova de domingo, com mais duas especiais, uma de 16,2 quilômetros e outra de 11,2 quilômetros, é totalmente nova. “Eu diria que o rali ficou bastante seletivo. No sábado teremos uma especial muito rápida. Porém, as demais, ganham trechos variados. No domingo, acredito que a corrida seja um pouco mais técnica”, explica Cristiano Dutra Borges, organizador da prova.
Para o piloto Juliano Sartori, de Erechim, a prova deverá ser diferente da disputada em 2011 em Passo Fundo. “Pelas informações do Regulamento da prova, o rali deverá ser longo e diferente do ano anterior. Acredito que será bem exigente do ponto de vista técnico. Como serão duas etapas distintas o objetivo será finalizar as etapas com um ritmo forte e seguro”, afirma.
Como assistir
Para o público assistir a prova, há algumas dicas de lugares de fácil acesso, como a curva de 90 graus que o deslocamento se dá pela ERS-135, entrando ao lado da antena de telefonia próxima ao Pedágio de Coxilha. A organização também disponibilizará mapas para orientar o público, no Parque de Exposições Wolmar Salton, onde estarão os boxes das equipes e a estrutura geral de apoio do Rally do Planalto Médio. O acesso do público ao parque será gratuito, assim como nas especiais.
SERVIÇO
Rally do Planalto Médio
Quando: 6, 7 e 8 de julho
Onde: Passo Fundo, no Parque de Exposições Wolmar Salton e estradas do interior
Em disputa: 3ª etapa do Campeonato Gaúcho, 3ª e 4ª etapas do Brasileiro de Rali de Velocidade
Informações: www.rallyvelocidaders.com.br