A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo acontece nos dias 20, 21 e 22 de julho no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A dupla da equipe CRT, o passo-fundense Cláudio Ricci e o paulista Rafael Derani chega à pista carioca confiante no desempenho da Ferrari 458. Nos teste realizados neste mês, a equipe resolveu problemas técnicos no modelo italiano e conseguiu testar alguns ajustes visando velocidade e durabilidade.
"Os problemas que nos deixaram fora das corridas em Interlagos foram resolvidos nos treinos de Jacarepaguá. O traçado da pista é bom para o nosso carro e nós gostamos de pilotar lá. O desgaste de pneus e o calor serão fatores decisivos nas corridas. Com a evolução dos ajustes e do nosso entendimento da 458, devemos ter um desempenho ainda melhor nesse ano", contou Ricci, que lembrou ainda que no ano passado, a equipe abandonou a prova quando estava na segunda colocação.
Rafael Derani ficou satisfeito com o desempenho da Ferrai nos testes e quer que esse seja o final de semana da virada. "Precisamos de bons resultados para reverter o quadro de Interlagos, onde perdemos as duas provas. Todos que estão na luta pelo título pontuaram e nós ficamos para trás. Jacarepaguá tem tudo para ser o início da nossa recuperação", finalizou Derani, campeão de 2009, também em dupla com Ricci.
Troca de pneus
A Etapa de Jacarepaguá terá um ingrediente para deixá-la ainda mais emocionante: trocas de pneus. Por ter um asfalto extremamente abrasivo, em comum acordo entre SRO, organizadora e promotora do evento, pilotos, equipes e fornecedor dos pneus, será instituida uma troca obrigatória durante as corridas.
"Sem hora definida para o procedimento, as equipes devem aproveitar a mudança de pilotos para efetuar a troca", diz Ivo Sznelwar, Diretor Técnico do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo. "Tanto a pista carioca quanto a de Campo Grande, por terem um asfalto que desgasta em excesso os pneus obriga, por questões até de segurança, esta mudança no regulamento", explica Ivo.
A etapa
A etapa do Rio de Janeiro começa nesta sexta-feira com a disputa de dois treinos livres, sendo o primeiro ao 12:10 e o segundo às 15h25. No sábado pela manhã acontecem os dois treinos classificatórios que definem o grid para as corridas de sábado e domingo. Na parte da tarde, a primeira corrida do final de semana, com largada prevista para às 15 horas, com transmissão ao vivo pelo site oficial da categoria http://www.portalgt.com.br. No domingo a corrida será ao meio dia com transmissão ao vivo pela Rede TV!, SporTV e pelo site Portal GT.