A tarefa não é fácil. Vencer o melhor time do campeonato, o Esportivo, e o jogo é fora de casa, onde o time só ganhou uma vez. Para aumentar a dose de drama, só isso não basta, pois para garantir a vaga para a Divisão Especial do futebol do Rio Grande do Sul, a outra partida do quadrangular decisivo tem que terminar com empate ou vitória (desde que não com uma diferença grande de gols) do Guarany, que enfrenta o União em Frederico Westphalen. Esta é a situação do Esporte Clube Passo Fundo no Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso, a popular Segundona. Mas a pergunta do momento é a seguinte: Quem dúvida que isso possa acontecer?
Esquecer o União x Guarany
A ordem no time do Vermelhão da Serra é concentração total na partida diante do Esportivo, como disse o atacante Sandro Sotilli. “Temos que entrar concentrados na nossa partida, e buscar a vitória com todas as forças. O que acontecer em Frederico Westphalen vem depois, a nossa obrigação é vencer o Esportivo”, falou o camisa 9.
O Passo Fundo merece subir?
Depois de muitos anos, está é a primeira vez que o Passo Fundo chega na fase final da Segundona. Na avaliação do técnico Ricardo Attolini, isso não basta. “Lá no início do nosso trabalho foi definido que estar entre os quatro melhores da competição era uma obrigação nossa. Tivemos méritos de chegarmos vivos na última rodada da fase que coloca os clubes na primeira divisão, mas só teremos a sensação de dever cumprido se subirmos. Estar entre os melhor é bom, mas para mim sempre foi uma obrigação”. Ainda quando foi questionado se o Passo Fundo merece subir, Attolini respondeu que sim, e citou o motivo. “Tivemos uma regularidade muito grande na competição, não só na somatória de pontos, mas principalmente nas atuações. Mesmo fora de casa, onde conseguimos vencer apenas um jogo até agora, nunca deixamos de jogar bola, de tentar impor o nosso padrão”, falou o técnico que viu seu time em 18 jogos como mandante vencer 15 e empatar três, sendo o único da competição invicto em casa.
O time para enfrentar o esportivo
A escalação oficial para o jogo decisivo do Passo Fundo no campeonato só deve ser divulgada minutos antes da bola rolar no estádio Montanha dos Vinhedos. Barão, Gil e Fabiano Diniz, contundidos, seguem como dúvidas. Assim o Passo Fundo irá levar para Bento Gonçalves o elenco completo. Com isso, se todos estiverem em condições de jogo, o Tricolor deve entrar em campo com: Souza; Barão, Glauber, Mário e Diego; Marcus, Gil (Dudu), Fabiano Diniz (Danilo) e Diego Miranda; Guto e Sandro Sotilli.