Vinte e dois de julho de 2012, uma data histórica para o futebol passo-fundense, pois esse domingo de tempo nublado em Bento Gonçalves será lembrado como o dia em que, após seis anos, o Esporte Clube Passo Fundo voltou à elite do futebol do Rio Grande do Sul. Nesse dia que o time venceu o Esportivo por 1 x 0, resultado que aliado aos 2 x 1 do Guarany de Camaquã sobre o União, em Frederico Westphalen, em partidas válidas pela última rodada do quadrangular final da Divisão de Acesso, culminou na conquista da vaga. O gol salvador do time do Vermelhão da Serra foi marcado pelo zagueiro Glauber, de cabeça, aos oito minutos do segundo tempo. Agora Passo Fundo e Esportivo se enfrentam mais duas vezes pela decisão do título da Divisão de Acesso, com o primeiro jogo em Passo Fundo, nesta quarta-feira às 20h30, e o segundo no domingo, às 15 horas no estádio Montanha dos Vinhedos.
O jogo – Partida começa sem chances reais de gol
Com os dois times desfalcados (Passo Fundo e Esportivo sem cinco titulares), a partida começou num ritmo baixo, sendo que o primeiro chute a gol dado pelo Passo Fundo ocorreu aos 12 minutos com Danilo, que foi para fora. Aos 18 minutos foi a vez de Marcus arriscar, mas a bola que tinha direção do gol foi desviada pelo zagueiro Dirley.
Esportivo quase marca, mas jogo segue sem emoções
No lance mais claro de gol da primeira etapa, aos 21 minutos Deurick cruzou para área, a bola passou por todo mundo e só não entrou graças a Glauber, que deu um chutão para o alto e aliviou o perigo. Aos 33 o time da casa assustou mais uma vez quando Felipe chutou da entrada da área, mas Souza bem colocado fez boa defesa. A última boa jogada de ataque do Passo Fundo no primeiro tempo aconteceu aos 36 minutos quando Maicon ganhou disputa de bola no alto e passou para Guto, que finalizou na rede, mas pelo lado de fora.
Segundo tempo – Passo Fundo volta disposto a matar o jogo
A equipe comandada pelo técnico Ricardo Attolini voltou para a etapa final buscando marcar logo o gol que garantiria a sua vaga na Divisão Especial. Assim, com seis minutos o meia Jean Paulo dominou na entrada da área e bateu colocado, mas o goleiro Adílson defendeu. Dois minutos depois Danilo fez jogada individual pelo lado direito e chutou cruzado, mas o zagueiro Raone desviou para escanteio. Na cobrança feita pelo lateral direito Fininho, o zagueiro Glauber, de peixinho mandou para a rede, Passo Fundo 1 x 0.
Na frente no placar, Passo Fundo controla o jogo
Com o resultado ao seu favor, o Passo Fundo passou a reter mais a bola. Assim os lances de perigo diminuíram para os dois lados. Aos 11 minutos Felipe, atacante do Esportivo, arriscou de fora da área e Souza defendeu. Pelo Tricolor os volantes Marcus, aos 12 e Dudu, aos 25 também chutaram de longe, mas em ambas as jogadas a bola foi defendida pelo goleiro Adílson. Com os dois times já classificados, ninguém quis se arriscar, e só esperaram o apito final do árbitro Leandro Pedro Vuaden