Arthur Zanetti conquista ouro na ginástica

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

  Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos o Brasil conquista uma medalha de ouro na ginástica artística. Arthur Zanetti, 22 anos, beneficiário do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, venceu a disputa das finais nas argolas nesta segunda-feira (06.08), com 15.900 pontos. A vitória ocorreu na North Greenwich Arena, sede da ginástica nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

O paulista de São Caetano do Sul havia sido o quarto melhor nas classificatórias do dia 28 de julho, com 15.616 pontos. Durante o intervalo entre a classificação e as provas finais, o treinador Marcos Goto falou sobre o segredo para não desviar o foco. "Já havíamos traçado nossos objetivos antes de vir para cá. Então, estamos trabalhando tranquilos, ajustando os últimos detalhes para a prova final. Não se perde o foco quando se tem um objetivo." Nas classificatórias, Arthur teve a melhor nota de execução, 9.116, mas não forçou tanto o grau de dificuldade da prova.

Na final olímpica, Zanetti venceu o favorito, o chinês Yibing Che, campeão do aparelho nos Jogos de Pequim e que fez 15,800 pontos na final de hoje, ficando com a medalha de prata, e o italiano Matteo Morandi, que ficou com a medalha de bronze ao fazer 15,733 pontos.

O agora campeão olímpico brasileiro havia sido vice-campeão mundial nas argolas em outubro de 2011, no Japão, com 15.600, ocasião em que o chinês levou o título de campeão mundial. A maior nota de Zanetti antes dos Jogos Olímpicos de Londres havia sido 15.925, que lhe deu o ouro na Copa do Mundo de Ghent, na Bélgica, em junho deste ano.

Gostou? Compartilhe