Um ‘velho’ conhecido da torcida alviverde está de volta. Ao 56 anos, o técnico Celso Freitas, assume pela terceira vez o comando S.C.Gaúcho, com a missão de tirar o clube da terceira divisão do futebol gaúcho. A apresentação aconteceu nesta terça, no campo do Seminário Nossa Senhora Aparecida. Logo em seguida, ele já realizou o primeiro trabalho com o grupo. A reestréia do técnico à frente do Gaúcho será no domingo, contra o Atlético de Carazinho, no estádio Vermelhão da Serra.
“O Gaúcho abriu as portas para mim na cidade. Agora recebi a proposta de fazer parte deste novo projeto do clube e estou feliz em poder voltar” afirma. Freitas é o técnico mais lembrado na história recente do clube. Em 2004, ele comandou a campanha que colocou o Gaúcho novamente na elite do futebol do Rio Grande do Sul, ao conquistar o vice-campeonato da Segundona. No ano seguinte, disputou o Gauchão e manteve o alviverde na primeira divisão.
Neste retorno, o desafio de Freitas será ajustar a equipe durante o andamento da competição. Para ganhar tempo, ele se antecipou e acompanhou a estreia no domingo passado, diante da Associação Nova Prata, na casa do adversário. Apesar da derrota, pelo placar de 2 a 0, o técnico elogiou o comportamento do time em campo, principalmente na primeira etapa, quando criou boas oportunidades de gol. “Faltou um centroavante para concluir. No segundo tempo houve uma queda de rendimento, mas isso é natural para um grupo que recém está sendo formado” observou.
Durante a apresentação, o presidente do clube, Gilmar Rosso, disse que a contratação de Celso Freitas, passou a ser prioridade a partir da saída do técnico Ricardo Atollini. O presidente justificou a escolha em razão do trabalho feito por ele nas passagens anteriores pelo Gaúcho, e também em outros clubes. “O Celso é um técnico que sabe arrumar uma equipe. Já mostrou isso aqui e em outros times. A contratação dele significa que estamos entrando numa nova fase, focada no futebol.
É um projeto que prevê resultados entre dois ou três anos” comenta. Mesmo fazendo parte de um projeto de médio prazo, o treinador sabe que em futebol o trabalho somente flui com resultados positivos. Para buscar as vitórias necessárias, ele terá um grupo de 25 atletas, com uma média de 21 anos. Cinco deles selecionados nas chamadas peneiras realizadas pelo clube. Durante a apresentação de ontem, o presidente anunciou mais dois novos reforços. Um deles é o centroavante Alfinete, 27 anos, que já atuou pelo Gaúcho e este ano defendeu o Milan, de Júlio de Castilhos. A outra contratação deverá ser o meia Rogerinho, 38 anos. Aquele mesmo que atuou pelo alviverde sob o comando de Freitas. Atualmente, o jogador reside na cidade de Nova Prata e atua no futebol amador. Na semana passada, Rogerinho participou de um treino com o grupo do Gaúcho. Apesar da idade, demonstrou boa movimentação e a já conhecida técnica.