A natação e o judô garantiram nesta quinta-feira (30.08) as primeiras medalhas do Brasil nos Jogos Paralímpicos Londres 2012. Os três atletas que subiram ao pódio são integrantes do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. Dos 182 atletas que foram a Londres, 156 integram o programa do governo federal.
O nadador Daniel Dias ganhou a primeira medalha de ouro do Brasil nos 50 metros livres categoria S5. Com direito a recorde mundial, o nadador repetiu a estreia nas últimas Paralimpíadas e prometeu repetir o desempenho de 2008. "Começar com medalha de ouro e recorde mundial é muito bom. Ainda mais sendo o primeiro ouro do Brasil", afirmou.
A natação teve grande desempenho neste início de Jogos Paralímpicos. André Brasil conquistou a medalha de prata nos 200 metros medley categoria S10, repetindo resultado dos Jogos de Pequim.
O atleta ressaltou o nível cada vez alto da natação nas Paralimpíadas e comemorou a segunda colocação na prova, que não é a sua predileta. “Saio satisfeito dessa primeira prova. Serão dez dias de competição e foi bom para quebrar o gelo”, disse.
Sobre o apoio ao esporte paralímpico, o nadador lembrou as dificuldades do esporte amador no Brasil, mas salientou o investimento crescente no setor ano a ano, do governo e de patrocinadores. “Eu pude fazer treinamento na altitude, passei um tempo em Manchester onde tinha cerca de 300 pessoas trabalhando com a gente”, comentou. “Portanto, tenho muito o que agradecer e espero que o esporte ainda recebe ainda mais investimentos”, concluiu.
A primeira medalha do Brasil foi conquistada pela judoca Michele Ferreira, que venceu, por w.o., devido a uma contusão, a francesa Sandrine Martinet na luta pelo bronze. Michele repetiu o resultado das Paralimpíadas de Pequim 2008.
Ministério do Esporte