Técnicos da área de operações dos estádios da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) iniciaram, na segunda-feira (03), as inspeções virtuais nos 12 estádios sedes da Copa do Mundo, que será realizada no Brasil em 2014. Com a participação do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa), a vistoria do Beira-Rio foi realizada na sede do COL, no Rio de Janeiro. No encontro, o Internacional fez uma apresentação do atual estágio da obra - que já está 33% concluída - e a empreiteira Andrade Gutierrez confirmou a entrega da obra para dezembro de 2013.
"As obras estão cumprindo o cronograma e tenho certeza que o Beira-Rio será palco de grandes jogos do megaevento da Fifa", enfatizou o secretário estadual do Esporte e do Lazer (SEL) e coordenador geral do CGCopa, Kalil Sehbe.
As reuniões virtuais dão início a uma série de visitas de monitoramento que ocorrem a cada seis meses. Durante estes encontros, os técnicos do COL e da Fifa analisam projetos por meio de vídeos, fotos e plantas projetados numa tela. Além de Porto Alegre, Cuiabá, Natal, Manaus e Curitiba recebem esse tipo de inspeção.
"É importante lembrar que, neste caso, as inspeções não tratam do andamento das obras dos estádios, mas sim de como eles vão funcionar durante a Copa, o que, pelo seu tamanho e complexidade, exige esquemas especiais para receber bem o público e as delegações. Os técnicos da Fifa e do COL trocam informações com as sedes em assuntos relacionados a tráfego, segurança, tecnologia, credenciamento, ingressos, imprensa, estrutura para a transmissão de TV e hospitalidade, por exemplo", explica o diretor-executivo de operações e competições do COL, Ricardo Trade.
Já as demais cidades que sediarão também a Copa das Confederações Fifa, em 2013, além de São Paulo que sediará o sorteio do campeonato e o jogo inaugural da Copa do Mundo FIFA, receberão as inspeções in loco, cuja rodada inicia após as visitas virtuais.