Tri-campeã sul-americana de karatê

Manuela Spessatto se prepara agora para o mundial, na Polônia

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Rodrigo Accorsi/ON

A atleta passo-fundense, Manuela Flores Spessatto sagrou-se tri-campeã sul-americana de karatê – modalidade kata, no sábado, 15, em Lima, capital do Peru. Depois da realização do campeonato brasileiro, em Fortaleza (CE), em que ficou com o segundo lugar (uma semana antes), ela embarcou direto para o Peru. Além do título individual, Manuela também foi campeã por equipe, na modalidade kata. Agora, ela se prepara para o maior de todos os seus desafios em mais de 20 anos de carreira como atleta: o campeonato mundial de karatê-do, modalidade shotokan, organizado pela Federação Internacional de Karatê Tradicional (ITKF), que nesse ano acontece na Polônia.

Na sexta-feira, 21, Manuela embarca para Curitiba, onde permanece por uma semana se preparando para o mundial. No dia 28 ela embarca para a Polônia em busca da única medalha que ainda falta na sua parede. A atleta, de 25 anos, diz que é a primeira vez que vai competir na Europa e que sua expectativa é muito grande por representar bem o Brasil. “Em 2010, em Curitiba, fiquei entre as 9 melhores. No ano passado, na Tailândia, fiquei entre as 16 melhores. O mundial é o único título que ainda não tenho e minha expectativa é a melhor possível”, diz.

Treinos e alimentação
Manuela revela que treina cerca de duas horas por dia, tanto a parte física, quanto a específica para o karatê e que o pai, Derli Spessatto, é o seu treinador. “Faço meus treinos no Colégio Marista/Conceição e na academia Renshukan. É bom falar que sou treinada pelo meu pai, porque muita gente por aí já se declarou meu treinador, mas nada disso é verdade”, desabafa. Manuela diz ainda que conquistou nove campeonatos sul-americanos em todas as modalidades que disputou até agora.

Ela é filiada à Federação Sul-Riograndense de Karatê. Quanto à alimentação, Manuela diz que é sempre balanceada, dependendo da época de cada competição. “Um mês antes, uma semana antes e até mesmo um dia antes da competição, tenho que fazer algumas mudanças na alimentação sim”, completa. Para que possa participar de todas essas competições, Manuela é patrocinada pela UPF, Manno Escobar, Farmácias São João e Di Canali. Para Manuela, as competições são importantes por que através do esporte o praticante pode fazer uma auto avaliação técnica e emocional, o que contribui para seu crescimento profissional e pessoal.

Gostou? Compartilhe