Há praticamente um ano, o Bom Conselho foi campeão no Colégio Anchieta, em Porto Alegre. Tanto que foi o único time da região convidado para 2° Encontro de Basquete Mini Sogipa, ocorrido no sábado, 6, e que reuniu quase 200 competidores. A direção da escola custeou as inscrições e a Associação de Pais e Mestres, o transporte. E os meninos, alguns deles da categoria Pré-Mini (nascidos em 2001), ou seja, jogadores que disputaram bravamente uma categoria acima da sua (2000), meninos entre 10 e 12 anos partiram às quatro da manhã para a capital.
O regulamento falava em jogos de dois períodos, com 10 minutos cada - quando o normal são quatro períodos de dez minutos cada. Foram três jogos no mesmo dia e, mesmo com a mudança nas regras, que prevê também uma tolerância menor para as faltas (quatro, ao invés de cinco), todos voltaram esgotados. Uma alteração nas regras decidiu o resultado do primeiro jogo para equipe do Bom Conselho: empate contra o Sinodal, de São Leopoldo - mas normalmente existe prorrogação para o desempate.
À tarde as coisas foram diferentes: o pelotense São José perdeu de 15x3, e o Projeto Cestinha, de Santa Cruz, de 10x6. O professor de basquete, Gleison Kichel, que acompanhou os alunos, junto com o professor Rafael Veiga Machado, lembra o apoio da direção e da APM, e o empenho dos pais. A maioria não pôde viajar em virtude da distância, mas o professor agradece aos pais do armador Francisco Secco, que fizeram companhia para o filho.
Gleison se surpreendeu com o a vitória sobre o Sinodal, tradicional time de basquete do estado, e com o desempenho do time porque, devido a choques de horário, três jogadores não puderam viajar. O que exigiu mais resistência física dos alas (Arthur Kujawa, Guilherme Gasparetto e William Friport), com uma ausência, e dos armadores, com duas. O educador ainda destacou a evolução de um destes últimos: Gabriel Lau, “um dos melhores da competição”, afirmou, “chegando ao nível dos atletas em evidência do basquete estadual”. E “a eficiência na marcação, dos gêmeos Cadú e Hique, além dos pivôs Eduardo Pedro e Cristiano Rocha”. Todos os atletas receberam medalhas pela participação.
Outras categorias
As categorias Infantil, Mini e Mirim estão esperando pelas finais da Copa San Marino, que acontecem na mesma data das outras categorias, nos dias 6, 9 e 13 de novembro. A Pré-Mini tem ainda duas partidas pela frente, com probabilidade de chegar à final. De todas as categorias que o Colégio Bom Conselho disputa, a única que está fora das finais é Cadete, cujo time era composto por meninos da categoria Infantil (uma categoria abaixo). Os jogos serão no Colégio Menino Jesus, sede da abertura e, portanto, da final.
Basquete do Bom Conselho repete campanha de 2011
· 2 min de leitura