Os jogadores e a comissão técnica do Esporte Clube Passo Fundo para 2013, foram apresentados oficialmente na tarde de ontem, no vestiário número um, do estádio Vermelhão da Serra. O elenco tem 30 jogadores e apenas os atletas que estavam disputando a Série B do Campeonato Brasileiro por seus respectivos clubes ainda não estavam presentes, mas são aguardados para essa semana. Depois de realizarem exames e avaliações no campus da UPF, os atletas tiveram uma semana de treinamento e trabalho intenso para que o entrosamento possa acontecer o mais rapidamente possível. Ainda não foram definidos o local e a data em que o clube fará sua pré-temporada pensando no Gauchão 2013. As definições também devem acontecer nos próximos dias.
Vencedor
O diretor de futebol Moisés Soares Alves deu ênfase à filosofia de trabalho no clube e que os jogadores que estão chegando também vão se adaptar ao ritmo das atividades no Passo Fundo. “Se formos comprometidos com o trabalho, sem dúvida, seremos um grupo vencedor. O maio patrimônio que o Esporte Clube Passo Fundo tem são vocês jogadores. As dificuldades serão superadas e esperamos que o grupo corresponda à altura aos anseios da comunidade de Passo Fundo”. Ele disse ainda que tudo o que for de responsabilidade do clube, será honrado e que a partir de agora o clube passa a viver uma nova etapa em sua história. “Temos uma grande oportunidade em nossas mãos. Nosso objetivo é estarmos entre os quatro classificados e se possível chegar a uma final. Acredito muito nesse elenco, que é diferenciado”.
O presidente Selvino Ferrão endossou as palavras de Moisés e disse também que o Passo Fundo é muito respeitado no futebol do Estado e que nenhum dos atletas presentes está ali por acaso. Todos os compromissos com os jogadores serão cumpridos. “Estamos aqui para trabalhar e não deixar faltar nada para vocês. Gostaria que todos olhassem para essa torcida que vocês vão enxergar nas arquibancadas porque é ela que empurra esse clube para frente”.
Nova família
Na sequência a palavra foi passada ao treinador da equipe, Ricardo Atollini. Ele disse que reforçou a todos os jogadores e integrantes da comissão técnica, que os momentos com seus familiares devem ser deixados em segundo plano, a partir daquele momento. “Nós temos que agradecer aos nossos familiares e respeitar muito a cada uma dessas pessoas. Vamos ter que abrir mão das nossas famílias em busca do nosso objetivo. Estou muito contente pela confiança que a direção tem na gente”. De acordo com ele, a cobrança na Série A aumenta muito e será preciso muito mais dedicação e empenho para que o time possa fazer uma boa campanha. “Vamos assumir um compromisso com essa instituição e com a comunidade. Todos os que estão aqui sabem da importância de vivenciar e de como é gostoso participar de um Gauchão. Temos que cativar o nosso torcedor e trazê-lo para nós. Cada um de vocês tem essa responsabilidade”, reforçou.
Motivação
Sandro Sotilli, um dos mais experientes da equipe e um dos líderes do vestiário do Passo Fundo, disse que quando chegou a Passo Fundo o objetivo era levar o clube à Primeira Divisão e enalteceu o trabalho da diretoria, da comissão técnica e atletas para que o acesso fosse possível. “Eu já joguei 13 Campeonatos Gaúchos e a cada ano temos uma motivação diferente. Cabe a nós um respeito muito grande com nosso torcedor. Temos que ser parceiros uns dos outros”. Claiton, que também teve a oportunidade de jogar alguns estaduais, afirmou que o Passo Fundo hoje é um clube de ponta no Rio Grande do Sul porque vai disputar a Série A. Ele pediu que todos valorizem a disputa do Gauchão. “Temos que lutar muito pelo objetivo de ficar entre os quatro classificados. Passo Fundo é uma cidade muito boa e acredito que tem tudo para dar certo. Acho que a oportunidade é dada uma vez só”.