Iniciaram quinta-feira, 29, as finais dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), modalidade vôlei, na cidade de Marau. São 42 equipes de todo Estado nas disputas que definem os campeões. Os Jergs têm como finalidade fomentar a prática do esporte educacional e contribuir para a melhor utilização do tempo livre do educando, sempre com o objetivo o acesso à prática esportiva. “É o maior evento escolar, pois proporciona oportunidade para todos e ainda é um momento de comunhão para os alunos que vestem a camisa da escola e representam com orgulho e disciplina. Agora é um momento de festa, depois de tanto trabalho”, afirma a professora Cledi Espíndola, da Escola Thomás Fortes, de Santiago.
Participantes
No total, 584 alunos participam da etapa final, que terá 14 jogos em seis ginásios. Alunos que socializarão sua formação através do esporte, como lembra o aluno Guilherme Palinski, 16 anos, que disputa a categoria juvenil representando a Escola Prof. Ulisses Cabral de Antônio Prado - “Durante todo o ano é uma expectativa para participar dos Jergs, porque motiva o coletivo e a prática do esporte”, declarou. Assim como a aluna Thayanne Barbosa, da Escola Estadual Nossa Senhora da Assunção, 17 anos, que participa desde os 12 anos e ainda disputa as modalidades de atletismo e handebol – “A cada ano existe um momento de festa e de fazer amizade, e através dos Jergs nós conhecemos novas pessoas e praticamos algo tão importante para a nossa saúde”, declarou a aluna de Caçapava do Sul.
Maior evento
Em 2012 os Jergs completam 42 anos, caracterizando-se como o maior evento colaborador no desenvolvimento do esporte educacional gaúcho e terceiro maior em âmbito nacional. O público alvo é formado por alunos nascidos entre 1995 e 2002 e estimula-se a participação dos 497 municípios, quatro mil escolas e aproximadamente 1,8 milhão de pessoas neste projeto.