Um Gre-Nal tumultuado marcou a despedida do estádio Olímpico, ontem à tarde. Mesmo com dois jogadores a mais, o Grêmio não conseguiu sair do 0 a 0. Com a vitória do Atlético MG, por 3 a 2 no clássico mineiro contra o Cruzeiro, o Tricolor terminou o Brasileirão na terceira posição, e terá de disputar a fase da pré-libertadores. A partida foi marcada por jogadas violentas, discussões, cinco expulsões, briga entre técnicos e jogadores e o disparo de um rojão arremessado da arquibancada.
Em campo, com dois a menos durante a maioria do jogo o Internacional segurou o Grêmio e estragou a festa de despedida do Olímpico. Foram expulsos Vanderlei Luxemburgo por invadir o campo, Muriel por colocar a mão na bola fora da área, Damião por agredir Saimon, e Saimon por agredir Osmar Loss. O técnico do Inter revidou e também foi expulso.
A formação inédita do Internacional e o entrosamento do Grêmio pesaram no começo do clássico. O panorama do Gre-Nal mostrava o Inter se defendendo, e o Grêmio com mais volume de jogo, mas poucos lances de perigo.
Após os 20 minutos, o Inter equilibrou. D'Alessandro arrematou para defesa de Marcelo Grohe, Usando as costas de Edson Ratinho o Grêmio criou a melhor chance do primeiro tempo. Anderson Pico driblou e cruzou para André Lima. O centroavante dividiu com a zaga e a bola foi para escanteio, aos 38 minutos. A resposta veio no lance seguinte, desperdiçado por Leandro Damião. Fred cruzou da esquerda, o camisa 9 cabeceou mas colocou para fora. Na batida teve um corte no rosto e precisou ser atendido. Não houve tempo para mais nada. O Gre-Nal cresceu nos minutos finais, mas o 0 a 0 insistiu no placar.
Mas ao segundo tempo, logo aos 2 minutos, um lance que mudou o quadro da partida. Saimon lançou para Elano, que entraria sozinho. Muriel foi sair do gol e tocou com a mão na bola para evitar o gol. Falta marcada e cartão vermelho para o goleiro do Internacional. Osmar Loss teve que sacar Edson Ratinho para entrada de Renan,, que não disputa uma partida oficial desde o início do ano.
Ao lado, uma confusão se formou com Saimon, Fred e Anderson Pico. Para tirar seus jogadores da confusão, Vanderlei Luxemburgo invadiu o campo e acabou expulso. Irritado, gesticulou e não quis sair. Foi a segunda expulsão por invasão de Luxa em clássicos. O jogo ficou parado por 5 minutos. Luxa seguiu reclamando, depois com o delegado da partida. A saída de Luxa ocorreu somente aos 10 minutos.
Aos 12 minutos, Leandro Damião também foi expulso. Em uma disputa de bola, acertou o rosto de Saimon, em revide à discussão passada. O Inter ficou com dois jogadores a menos.O Grêmio passou a pressionar. Aos 29 minutos Zé Roberto daria ao Olímpico o prêmio de um golaço como último do estádio. Uma bicicleta que parou nas mãos de Renan. Um minuto mais tarde, Índio quase fez contra. Renan afastou novamente. E no minuto que seguiu, André Lima recebeu de Leandro e chutou forte, sobre o gol. Três chances do Grêmio em três minutos.
O árbitro deu cinco minutos de acréscimo. O Grêmio mostrava todo nervosismo de ter que marcar. Aos 45 minutos, Saimon e o técnico do Inter Osmar Loss trocaram empurrões. Fred saiu do banco e chutou o adversário. D'Alessandro foi revidar e acabou agredido por Vilson, e o jogo acabou em confusão.
Héber Roberto Lopes expulsou Osmar Loss e Saimon. Neste momento um rojão foi arremessado da arquibancada sobre um profissional do Internacional, Flavio Soares, da preparação física. O jogo acabou antes da hora, com muita reclamação dos jogadores do Grêmio e festa do Internacional. A confusão que seguiu, mais uma vez, teve intervenção policial.