Conquistas e realizações do Projeto Atleta do Futuro

Jovens atletas interagindo em busca de novas experiências

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Projeto Atleta do Futuro, desenvolvido pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Universidade de Passo Fundo (UPF) desde 2001, chega aos seu 11º ano comemorando grandes conquistas e realizações. Com atividades realizadas em nove modalidades esportivas, o projeto envolve por ano cerca de mil jovens, que por meio do esporte, encontram esperanças e traçam objetivos para uma vida saudável.

No último final de semana a movimentação foi grande com o 1º Torneio Aberto de Natação e um campeonato de futsal. Segundo o coordenador do projeto, professor José Henrique Frandaloso, os desafios são grandes, mas ao longo dos anos a equipe tem realizado competições para que os jovens atletas possam interagir e buscar novas experiências. “Não é um projeto fácil, mas bastante recompensador. Estamos trabalhando para que os atletas participem de competições e possam crescer ainda mais dentro das atividades realizadas. No Brasil existem poucas competições e nosso objetivo é promovê-las para eles possam participar”, destaca.

Mil jovens ao ano

No Atleta do Futuro, os cerca de mil jovens beneficiados todos os anos com a iniciativa se envolvem nas modalidades de voleibol, basquete, judô, karatê, natação, dança, atletismo, futsal, futebol de campo e, agora, o taekwondo, que está sendo implantado. Na opinião de Frandaloso, mais do que competir, os atletas partilham experiências, aprendem a conviver e por meio da disciplina do esporte melhoram o rendimento na escola. Ele ressalta que o projeto, voltado para a rede pública de ensino, mas aberto também à comunidade, já rendeu frutos como o Atleta em Evidência, que tem o objetivo de dar destaque aos atletas que participam de competições municipais, estaduais e nacionais, representando o Atleta do Futuro.

Preparando para a vida

Segunda-feira, dia 17, cerca de 20 alunos da modalidade de judô participaram da solenidade de troca de faixa, momento em que também realizaram uma avaliação do ano e traçaram objetivos para 2013. Depois de um ano de trabalho, os atletas passaram para a faixa cinza e azul. Conforme o professor da modalidade, bacharelando em Educação Física Jeferson Luiz Bassi, o projeto trouxe muitas conquistas em 2012, com alunos disputando campeonatos estaduais. “Tivemos atletas em competições escolares e estaduais, o que fez com que o ano fosse muito positivo. Estamos conseguindo fazer um trabalho de continuidade, fundamental para o judô”, ressalta. Há três anos atuando como professor de judô no projeto, Bassi destaca que já atendeu mais de 300 alunos somente nesta modalidade.

Corpo em movimento

Para Dienifer Elizabete Soares, 12 anos, aluna da Escola Benoni Rosado, o judô é importante para manter o corpo em movimento. “Gosto de praticar atividades físicas e o judô me possibilita fazer isso”, comenta. Já na opinião do estudante Vagner Andrade, de 13 anos, o judô auxiliou na concentração e na recuperação das notas baixas na escola. “O judô me ajuda muito na escola. Eu tirava notas baixas, mas agora me concentro mais, tenho mais disciplina e consegui recuperar. Além disso, a gente aprende a se defender e a respeitar os outros”, observa o aluno da Escola Prestes Guimarães.

A avaliação das habilidades em judô, como golpes de defesa e ataque e de conhecimento sobre a arte marcial, foram testadas pelo Sensei Rodrigo Bilhar da Associação Rodrigo Bilhar de Judô.

O projeto Atleta do Futuro é gratuito e pode receber inscrições de escolas e comunidade. Mais informações podem ser obtidas na secretaria da FEFF pelo telefone (54) 3316-8388. 

Gostou? Compartilhe