E.C. Passo Fundo entre os grandes do futebol gaúcho

Confira como foi o ano do Esporte Clube Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O ano de 2012 já está na história do E.C. Passo Fundo. A equipe montada pela direção para disputar a divisão de acesso foi vice-campeã na competição e, mais importante do que isso, conseguiu a tão sonhada vaga para a primeira divisão do futebol gaúcho, juntamente com o Esportivo de Bento Gonçalves.  
Comandada pelo técnico Ricardo Attolini, o grupo mesclava jogadores jovens com nomes experientes. Entre eles, o atacante Sandro Sotilli e o goleiro Souza.  Na terceira e mais emocionante fase da competição, o Passo Fundo deu um susto no torcedor.  Nos jogos de ida do quadrangular final, a equipe somou apenas um ponto, ao empatar em casa pelo placar de 2x2 com o Esportivo de Bento Gonçalves. Os planos de buscar pontos longe do Vermelhão também não se confirmaram. Nos dois confrontos seguidos fora de casa, duas derrotas inesperadas. Uma para o União, pelo placar de 1 x 0, e outra para o Guarany de Camaquã, por 2x1.

 Se a situação  já era difícil, ficou ainda mais dramática quando o tricolor empatou em 1x 1, no primeiro jogo do returno, contra o mesmo Guarany, em pleno Vermelhão da Serra.  Com apenas mais dois jogos pela frente, dois pontos somados,   e a dependência de resultados paralelos, as chances de classificação eram cada vez menores.  Confiante, o presidente Selvino Ferrão convocou a torcida  para o jogo diante do União de Frederico. Só a vitória manteria o Passo Fundo vivo na competição. E foi o que aconteceu. Com dois gols de Diego Miranda, o Tricolor foi a quatro pontos e adiou a decisão da vaga para a última rodada.

A tarefa era árdua. Além de vencer o Esportivo, dono da melhor campanha, na Montanha dos Vinhedos, a equipe dependia de um tropeço do União, que recebia o Guarany de Camaquã. Com um ouvido no jogo em Bento Gonçalves e outro em Frederico, o torcedor teve a primeira boa notícia da tarde, logo no início da partida. Aos oito minutos, Fabio abriu o placar para o Guarany. A situação ficou ainda mais confortável, quando Carlos, aos 27 da etapa inicial, ampliou para 2x0. Com a vitória e o empate na serra, a surpreendente equipe do Guarany estava ficando com a segunda vaga. O Passo Fundo precisava fazer sua parte.  O sofrimento aumentava a cada minuto. A partida já estava nos descontos, quando o zagueiro  Glauber , aproveitando uma cobrança de escanteio, garantiu a vitória e a presença do Passo Fundo na elite do futebol gaúcho em 2013. A delegação foi recepcionada com festa na chegada ao estádio Vermelhão da Serra. Jogadores e comissão técnica desfilaram no carro de bombeiros pelas ruas da cidade, acompanhados por uma carreata formada por centenas de torcedores.

 

Gostou? Compartilhe