O Esporte Clube Passo Fundo está de volta à elite do futebol gaúcho. Mas antes da estreia, dia 19, em Canoas diante do Internacional, teremos um aperitivo do Gauchão 2013. Neste sábado, às 19h30 o Passo Fundo recebe a SER Caxias, no primeiro confronto da temporada com uma equipe da Divisão Especial.
Depois dos dois primeiros testes da temporada diante do Ypiranga, o Passo Fundo enfrentará o Caxias neste sábado, na próxima quarta-feira, dia 09, receberá a equipe uruguaia do Cerro e no dia 12, sábado, irá a Xanxerê enfrentar a Chapecoense.
Um bom teste
Ontem, antes de comandar um trabalho tático no gramado principal do Vermelhão da Serra, o técnico Ricardo Attolini demonstrou entusiasmo com o jogo-treino diante do Caxias. “É um bom teste”, disparou. Ele considera importante o amistoso, pois permitirá uma ideia melhor sobre a equipe e espera “uma evolução sobre o futebol apresentado nos jogos anteriores, uma evolução física, técnica e tática”.
Se diante do Ypiranga o Passo Fundo teve uma boa postura, Attolini sabe que o Caxias exigirá mais. “Temos que manter o padrão de marcação lá atrás, jogar ofensivamente e equilibrar em todos os setores”.
O treinador do Passo Fundo destacou a importância de enfrentar uma equipe da série A e considera o Caxias um teste forte. “Vem entrosado mantendo praticamente o mesmo grupo que jogou a Copinha. É um time bem preparado pelo Picoli (Antônio), que usa muitas variações táticas”. Ao exemplo do técnico caxiense, Ricardo Attolini também trabalha com a proposta de variações táticas, moldando a equipe as mais diversas situações antes e durante as partidas.
Éber de volta
O atacante Éber já faz trabalhos físicos no Vermelhão da Serra, mas não participará do amistoso. O jogador estava na Chapecoense, onde integrou o grupo que subiu para a Série B do Brasileirão, mas ainda não está com um condicionamento físico adequado. Éber, 31 anos, já teve passagem pelo Passo Fundo, Ypiranga, Ulbra, Juventude, Novo Hamburgo e Veranópolis e atuou no futebol chinês. A expectativa da comissão técnica é contar com o jogador para o amistoso diante da Chapecoense.
A equipe
Ricardo Attolini pretende utilizar vários atletas no amistoso com o Caxias, mas deve manter por mais tempo a formação inicial. Ontem já tinha definida a equipe que começa a partida deste sábado, porém com uma única dúvida: Janderson, que sofreu uma lesão durante os treinamentos da semana.
O Passo Fundo deve entrar em campo com Bruno, Jeferson, Júlio Santos, Glauber e Xaro; Gil, Janderson (Marcos), Claiton e Diego Miranda; João Paulo e Guto. Durante o jogo o treinador pretende colocar em campo, dentre outros, o lateral esquerdo Lucas Mineiro e o atacante Léo Mineiro.
Outras atrações
Os torcedores encontrarão muitas novidades no Vermelhão da Serra. Dentro e fora do estádio. Já na chegada poderão observar as obras do prédio que abrigará lojas, churrascaria e salão de convenções. Novas bilheterias e novos acessos para as arquibancadas e sociais, novos banheiros e uma lanchonete são algumas das novidades.
Em campo, o próprio gramado desponta como um dos destaques do clube. A grama está recebendo um tratamento especial, através da empresa espanhola de fertilizantes Alfredo Iñesta. Desde outubro, com a orientação do engenheiro agrônomo Jairo Lang, a grama do Vermelhão recebe nutrientes adequados, defensivos e até vacinas vegetais. O resultado é visível, com um gramado bonito, denso e forte.
Promoção das camisetas
O EC Passo Fundo mantém a venda do cartão Fiel Torcedor. A promoção das camisetas, campanha da aquisição dos cartões com direito a uma camisa oficial do ECPF, termina neste sábado.
Serviço
E.C. Passo Fundo X S.E.R. Caxias jogam neste sábado,05, às 19h30, no Estádio Vermelhão da Serra. Os ingressos para as arquibancadas custam R$ 5,00 e para as sociais R$ 20,00. O cartão Fiel Torcedor 2013 em dia tem validade antecipada para os amistosos.