Na abertura do Campeonato gaúcho de Futebol, sábado,o Esporte Clube Passo Fundo empatou com o Internacional em 1 a 1. A partida foi à tarde, no Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas. O Passo Fundo voltou para casa com um ponto, após empatar com a equipe B do Inter, que tem como base a categoria sub-23 orientada pelo passo-fundense Osmar Loss.
Em campeonato o empate fora de casa é sempre um bom resultado. Mais valorizado ainda por ser diante do Inter, mesmo com a equipe B. O Passo Fundo teve boa atuação e até fez por merecer uma vitória. Porém, muito mais do que um ponto, a equipe ganhou confiança na estreia. Os torcedores sabem que tem um bom e bem orientado time. Resta aproveitar essa confiança, quarta-feira, diante do Juventude no Vermelhão.
O time jovem do Inter
A primeira etapa seria equilibrada, não fossem algumas jogadas arrojadas dos jovens colorados. A movimentação, característica dos jovens, permitiu alguns bons momentos para o Inter, que teve jogadas rápidas e muita posse de bola. Apesar de raras falhas isoladas, o Passo Fundo estava firme na marcação. Predominavam as jogadas do Inter, com poucos chutes para boas defesas do goleiro Bruno. O Passo Fundo teve oportunidades e chances não aproveitadas.
O primeiro tempo seguia para um placar em branco e o Passo Fundo melhorava em campo. Mas aos 43 minutos a bola entrou. Após um chute torto a bola chegou a Cassiano que, de costas, desviou de calcanhar: Inter 1 x 0 Passo Fundo. Cassiano marcou primeiro gol do Gauchão 2013.
O time bem armado do PF
O intervalo é para descansar e regenerar o corpo e a mente. E o Passo Fundo voltou revigorado para a segunda etapa. As mudanças táticas foram fundamentais para mudar a partida. Ricardo Attolini mudou o posicionamento da sua equipe, especialmente dos volantes Jânderson e Gil. Assim permitiu mudar de lado Diego Miranda e Guto.
A diferença foi grande. Aos 10 minutos, João Paulo cumprindo o ofício de atacante, invadiu a área e chutou para defesa parcial do goleiro Agenor, aproveitou o rebote e bateu novamente para empatar. Inter 1x 1 Passo Fundo.
Tudo igual no placar, mas em campo o Passo Fundo era bem superior. Tanto que o Inter só apareceu no ataque lá pelos 17 minutos. O time visitante teve escanteios sucessivos a seu favor. Guto, mais solto, foi parado com faltas. Enquanto isso o Inter teve um chute aos 25 e reapareceu no ataque aos 33 minutos, mas o Passo Fundo já merecia mais um gol. E assim seguiu o jogo. O árbitro ainda concedeu quatro generosos minutos de acréscimo. No finzinho o Inter ainda tentou, mas não adiantou.
O craque
Na escolha conjunta de O Nacional e Rádio Planalto, João Paulo foi o craque da partida.
O primeiro confronto do Gauchão terminou empatado. E o Passo Fundo voltou para casa com um ponto e com uma necessária dose de confiança. É um excelente retorno à elite. O próximo compromisso será na quarta-feira, quando receberá o Juventude de Caxias no Vermelhão da Serra.
Internacional 1 x 1 Passo Fundo
INTER: Agenor; Vilela, Thales, Romário e Raphinha; Rodrigo Dourado, Augusto e Lucas Lima (Zé Mário); Maurinho (Rafael Carioca), Cassiano e Maurides (Mike).
Técnico: Osmar Loss
PASSO FUNDO: Bruno Grassi; Jeferson, Júlio Santos, Glauber e Xaro; Jânderson, Gil (Marcus), Diego Miranda (Léo Mineiro) e Claiton; João Paulo e Guto(Henrique).
Técnico: Ricardo Attolini
Gols: Cassiano aos 43min do 1º e João Paulo aos 10min do 2º tempo.
Arbitragem: Anderson Daronco com Tatiana Jacques de Freitas e Paulo Ricardo Conceição.
Cartões amarelos: Vilela; Jânderson e Henrique.