Não foi fácil. O Grêmio mandou na partida, mas teve que penar até o final. Começou na arrancada, com pressa e uma dose de nervosismo. Aos 8 minutos Vargas teve a primeira chance na área e em seguida Marcelo Moreno desperdiçou. Um minuto depois, cobrando falta, Zé Roberto obrigou o goleiro a operar milagre. Eram 25 minutos de pressão quando um chute de Vargas passou rente ao poste.
A LDU resistia e também existia e com raros ataques ainda conseguiu alguns escanteios. Mas o domínio foi do Grêmio que acertava os passes, teve arrancadas e o arrojo de Vargas, a habilidade de Zé Roberto e Pará com espaço na direita. O primeiro tempo teve 50 minutos, praticamente do Grêmio.
Elano com carinho
Para o segundo tempo Luxemburgo colocou André Lima e William José e o Grêmio ficou com três atacantes. Mas o time equatoriano voltou ainda mais fechado. O efeito Arena invadiu o campo e, aos 16 minutos, da intermediária Elano retribuiu o carinho com um chute forte e preciso, colocando a bola no ângulo: Grêmio 1 x 0.
Na comemoração a energia da avalanche foi mais forte que a proteção e na queda alguns torcedores se machucaram. Jogo aberto e André Lima quase marcou. O árbitro argentino não marcava faltas, favorecendo a estática LDU. Mas, aos 42, expulsou Hurtado. O Grêmio beirava ao desespero, vieram seis minutos de acréscimo que de nada adiantaram. Resultados iguais lá e cá. Decisão nos pênalti.
O queridinho da torcida
André Lima marcou e Saritama também. Saimon bateu fraquinho e o goleiro pegou, enquanto Vitti colocou a LDU em vantagem. William José marcou e Reasco chutou na trave e ficou tudo igual. Pará, com chute forte marcou, mas Velez igualou. Vargas marcou e Canuto também marcou: 4 a 4.
Nas cobranças decisivas Alex Telles colocou o Grêmio em vantagem. Aí prevaleceu o desejo da torcida nas mãos de seu goleiro predileto. Morante cobrou e Marcelo Grohe defendeu. Festa na Arena, o Grêmio está no Grupo 8 da Libertadores.
Grêmio 1 X 0 LDU
(Pênaltis Grêmio 5 x 4 LDU)
Grêmio: Marcelo Grohe; Pará, Saimon, Bressan e Alex Telles; Fernando (William José), Souza, Elano (Deretti) e Zé Roberto; Vargas e Marcelo Moreno (André Lima). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
LDU: Domínguez; Canutto, Hurtado, Morante e José Madrid; Hidalgo, Enrique Vera, Carlos Feraud (Vitti), Saritama e Reasco; Carlos Garcés (Velez). Técnico: Edgardo Bauza.
Gol: Elano (16 min 2º)
Arbitragem: Saúl Laverni com Ernesto Uziga e Gustavo Rossi (ARG).
Cartões: Amarelos para Vera e Elano. Vermelho para Hurtado.