O domingo era de carnaval, mas a bola rolou em uma única partida no Rio Grande do Sul. Foi na Montanha dos Vinhedos, quando o Esportivo venceu o Passo Fundo por um a zero. Foi a terceira derrota consecutiva do ECPF, numa partida em que fez um bom primeiro tempo e decaiu muito na segunda etapa. A derrota irritou torcedores e dirigentes que já falam em mudanças.
Após duas derrotas, o time passo-fundense chegou a Bento Gonçalves com quatro desfalques, sem os dois zagueiros e os dois volantes titulares. Júlio Santos e Clauber ficam fora da equipe por um longo período. Jânderson está lesionado e, a última hora, Gil também foi entregue ao departamento médico. Problemas também para quarta-feira, quando o Passo Fundo recebe o Veranópolis.
Domínio do Passo Fundo
Bastaram 50 segundo para um ataque forte do Passo Fundo, com Xaro pela esquerda, que resultou em escanteio. A resposta do Esportivo foi imediata, exigindo defesa difícil de Bruno Grassi e uma bola na trave.
O Passo Fundo foi crescendo na partida e, a partir dos 15 minutos, teve bons momentos. O zagueiro Mário teve chances de marcar de cabeça e na sequência Henrique e Guto infernizaram a defesa do Esportivo. Logo depois um chute forte de Xaro, seguido de mais fortes jogadas ofensivas. Para segurar a pressão do Passo Fundo o Esportivo recorreu às faltas e aos 25 min já tinha dois cartões amarelos.
A chuva chegou e o domínio do Passo Fundo irritou a torcida. O técnico do Esportivo não esperou o intervalo e, aos 42, fez a primeira substituição. Mas ficou no zero a zero e os times foram para os vestiários.
Decadência do Passo Fundo
No início da segunda etapa o Passo Fundo foi ao ataque, teve algumas chances, mas também errou muito na defesa. Esses erros resultaram no crescimento do Esportivo. Oportunidades de parte e a parte e, aos 19 minutos, o Esportivo aproveitou. A bola veio por cima para Gilian que chutou: Esportivo 1 x 0.
O Passo Fundo esboçou reação aos 24 minutos em cabeceio do zagueiro Mário. Depois parecia não se encontrar mais em campo. Buscou o empate e teve algumas oportunidades desperdiçadas. Consequentemente bateu o desespero, propiciando nervosismo que aumentou os erros. E por pouco o Esportivo não ampliou.
Destaque
Em jogo de muitos erros, poucos do Passo Fundo tiveram atuação destacada. A escolha conjunta da Rádio Planalto e O Nacional apontou Gilian, do Esportivo, como o melhor em campo.
Esportivo 1 x 0 Passo Fundo
Esportivo: Fabiano; Erick, Ediglê, e Vítor (Juliano); Fabiano Oliveira, Raoni, Anderson Feijão (André), Matheus Santana e Gilian. Paulo Josué e Fabinho (Sávio). Técnico: Luiz Carlos Winck.
Passo Fundo: Bruno Grassi; Jeferson (Léo Mineiro), Mário, Bergamin e Xaro; Marcus, Mateus, Claiton (Chiquinho) e Henrique; João Paulo e Guto (Robert). Técnico Ricardo Atollini.
Gol: Gilian (19min 2º)
Arbitragem: Márcio Chagas da Silva com Vilmar Burini e Júlio César Rodrigues.
Cartões: Amarelos para Vítor, Raoni e Paulo Josué (E) e Marcus (PF)
Local: Montanha dos Vinhedos – Bento Gonçalves