Inter vence clássico e avança para as semifinais da Taça Piratini

No clássico Gre-Nal 396, o Internacional levou a melhor e venceu o Grêmio por 2x1, mesmo resultado do primeiro confronto da dupla na temporada. Com o resultado, o Inter avança para as semifinais da competição.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na tarde quente deste domingo no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, Inter e Grêmio entraram em campo em busca de algo comum: uma vaga para a semifinal da Taça Piratini, primeiro turno do Campeonato Gaúcho. Pelo lado colorado, a escalação teve novidades na zaga, com a entrada de Juan no lugar de Ronaldo Alves, que sofreu lesão no treino de sábado. Já o volante Ygor retomou a titularidade no meio-campo após afastamento por lesão. Embalado pela vitória contra o Fluminense pela Libertadores, os gremistas esperavam que os titulares jogassem o clássico. Mesmo valendo uma vaga para a semifinal, o técnico Vanderlei Luxemburgo optou novamente por usar os reservas no jogo decisivo.

Repetindo o mesmo resultado do primeiro Gre-Nal da temporada, o Inter garantiu a vitória e a vaga para a semifinal da competição. . Forlán e Rodrigo Moledo fizeram os gols que classificaram o time de Dunga. Willian José descontou para o Tricolor.

O adversário do colorado será o Esportivo. O Grêmio volta a campo pelo Gauchão apenas no dia 16 de março, quando terá início a Taça Farroupilha.

O Jogo

Apesar de entrar num 3-5-2 cauteloso, o Grêmio não fez um mau primeiro tempo. Embora as principais chances tenham sido do Inter, o Tricolor incomodou o rival e teve o controle do jogo em alguns momentos. Faltou justamente um maior poder de fogo no ataque para transformar a atuação razoável em perigo para a meta de Muriel. O Internacional iniciou a partida explorando a bola aérea. Logo aos 6 minutos levou perigo ao gol de Dida. Após cobrança de escanteio da esquerda, Dida saiu no primeiro pau para afastar parcialmente. No rebote, Damião conseguiu o giro e acertou o travessão. Na sequência, Josimar cabeceou e a zaga gremista afastou. Aos 18 minutos Leandro Damião chutou para a defesa de Dida. A melhor chance de gol do Grêmio na primeira etapa aconteceu aos 20 minutos. Tony recuperou a bola no campo de ataque, pela direita, e fez o cruzamento buscando o segundo pau. Lá estava Welliton, que entrou de peixinho, de cabeça, mas a bola foi pela linha de fundo, à direita de Muriel. Após a pausa para a reidratação dos jogadores, o Inter marcou. Forlán recebeu na área e foi derrubado por Mateus Biteco. Pênalti, cobrado pelo uruguaio no cantinho, vencendo Dida: 1x0. Aos 29, D’Alessandro aproveitou passe de Fred e mandou de primeira, quase acertando o ângulo.

Segundo tempo

Para o segundo tempo, o técnico Luxemburgo mudou o esquema tático da equipe para 4-4-2 e colocou Bertoglio e Willian José nos lugares de Marcelo Moreno e Bressan. A mudança acabou tornando a defesa equipe gremista vulnerável. Aos 2 minutos de jogo Dida falhou em cobrança de escanteio, mas a zaga afastou. A seguir, D’Alessandro deu bom chute de longe. Aos 12, Forlán cobrou escanteio na cabeça de Rodrigo Moledo, que se antecipou no primeiro pau e desviou de cabeça para o canto oposto de Dida. 2x0. Aos 22, após cruzamento da esquerda dentro da área colorada, o árbitro Jean Pierre parou a jogada apontando penalidade máxima. Josimar empurrou Douglas Grolli pelas costas. Willian José cobrou no meio do gol e descontou para o Grêmio. O jogo passou a ficar equilibrado. O Inter teve boa chegada com Fred, aos 31, e o Grêmio respondeu com Guilherme Biteco, no minuto seguinte. Nos minutos finais, Guilherme Biteco era o jogador que mais tentava pelo Grêmio. Aos 39, mandou chute de longe, por cima do gol. Aos 41, driblou dois adversários pelo lado direito, mas a zaga conseguiu o corte. Aos 45, Marco Antônio cobrou falta pela esquerda, a bola passou por todo mundo e quase entrou. Fim de jogo e vaga colorada.

Gostou? Compartilhe