Os ciclistas patrocinados pela Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo e Luana Machado terão um ano bastante movimentado. No domingo, dia 10 de março, em Curitiba, começaram as competições oficiais para a dupla. A Copa Brasil de Mountain Bike Cross Country Olímpico, válida pelo ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), definirá os campeões brasileiros por pontos até final do ano.
Segundo Ricardo Machado, a prova reuniu os melhores ciclistas do Brasil, que também buscam marcar pontos na União Ciclística Internacional (UCI). “Com a chuva que caiu nos últimos dias, o circuito se tornou pesado, escorregadio e muito perigoso, exigindo muita força, técnica e superação dos ciclistas que precisaram passar por trilhas estreitas entre raízes e pedras”, observou.
Ritmo forte
A prova foi a estreia de pai e filha em competições oficiais neste ano. Ricardo largou às 8h30 para competir na categoria Master Masculino e chegou a liderar a prova, porém foi ultrapassado nas descidas por Marcio do Nascimento, de Curitiba e Adolfo Mariano, de São Paulo. Ao longo do caminho recuperou posições e conseguiu cruzar a linha de chegada em segundo lugar. Luana, que competiu na Elite Feminino, categoria que busca vaga para as Olimpíadas, impôs um ritmo forte desde a largada, disputou várias posições durante a toda a prova e conseguiu chegar em sexto lugar.
Próximas competições
Agora os ciclistas da UPF se preparam para competir em Araxá (MG). No dia 24 de março eles participam da 1ª etapa da Copa Internacional de Mountain Bike Cross Country Olímpico, quando estarão presentes os melhores ciclistas da América Latina. A prova acontece no circuito do Grande Hotel Araxá, composto por subidas curtas e descidas em trilhas estreitas no meio da mata. De acordo com Ricardo, este é um circuito rápido e de alta velocidade, que exige muita explosão muscular e rápida recuperação.
Entre os dias 2 a 7 de abril, Ricardo e Luana competem em Tafi del Valle, na Argentina, onde acontece o Campeonato Pan-Americano. Ricardo buscará o bicampeonato, tentando repetir o primeiro lugar conquistado em 2012 no México. Luana vai estrear definitivamente na categoria Elite Feminino
Ciclistas da UPF iniciam as competições oficiais
· 1 min de leitura