Vitória histórica

Victor Hugo Matzenbacker é o primeiro vencedor da Fórmula Júnior

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Novamente Passo Fundo é destaque no automobilismo. Desta vez numa nova categoria, a Fórmula Júnior. A primeira prova foi vencida por um passo-fundense. O piloto Victor Hugo Matzenbacker entra para a história como o primeiro vencedor da Fórmula Júnior.

As competições oficiais da categoria iniciaram em 23 de março, com a etapa de abertura, no Autódromo de Tarumã. Vitor Hugo foi o vencedor das duas baterias e assim garantiu a primeira colocação na prova.

O piloto passo-fundense corre pela equipe MC Tubarão, com apoio do Museu do Automobilismo Brasileiro, Halm Informática, La Machine Peugeot e Latina Combustíveis.

Prova disputada
Já nos treinos que antecederam a prova, Victor Hugo Matzenbacker teve um bom desempenho. O favoritismo foi confirmado nas duas baterias da corrida, marcando oficialmente o início de uma nova modalidade no automobilismo brasileiro.

A partir de agora Matzenbacker, com apenas 15 anos de idade, quer ser o destaque na nova categoria. Para isso tem o apoio e a dedicação da família, equipe e patrocinadores que estiveram ao seu lado na primeira etapa.

A primeira vitória não foi fácil, pois Victor Hugo largou na segunda posição, rodou na pista e depois teve uma excelente recuperação. Isso demonstra que a categoria é extremamente competitiva e promete corridas emocionantes. Matzenbacker entende que as baterias “foram muito apertadas e deu para ter uma ideia do que será o restante do campeonato”.

O carro
A Fórmula Júnior é disputada por monopostos com chassis tubular e carroceria em fibra de vidro seguindo um layout padrão. O peso é de 510 kg com o piloto, utiliza suspensões independentes e pneus slick (lisos). O motor é original de fábrica 1.4 litros com 16 válvulas a gasolina e câmbio de quatro marchas (relações fixas) e marcha ré.

O experiente piloto Paulo Trevisan, presidente do Museu do Automobilismo Brasileiro, acompanhou a prova em Tarumã. Na sua avaliação foi mais uma demonstração de que “o kartismo é uma escola extraordinária”, pois Matzenbacker coleciona títulos no kart.

Entusiasmado ao assistir essa nova geração nas pistas, especialmente Victor Hugo, Trevisan acredita nos jovens pilotos. “Esses meninos se comportam como grandes e encaram desafios como ótimos profissionais”.
A próxima etapa da Fórmula Júnior será em Guaporé, nos próximos dias 20 e 21 de abril. Pela proximidade, o passo-fundense Matzenbacker estará praticamente em casa.

Gostou? Compartilhe