Foi um teste para cardíaco. Assim pode ser definido pelos gremistas a classificação do time para as oitavas de final da Copa Libertadores da América. O tricolor entrou em campo precisando de no mínimo um empate diante do Huachipato. A equipe comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo vencia até os 44 minutos do segundo tempo quando o time da casa empatou em 1x1. Com três minutos de acréscimos, o final do jogo foi de muita pressão dos donos da casa. Ao apito final, a certeza da classificação.
O tricolor confirmou a segunda vaga do Grupo 8, que terminou com liderança do Fluminense, que superou o Caracas no Rio de Janeiro.
O Grêmio enfrentará o Santa Fé, da Colômbia, na próxima fase.
Gols
Zé Roberto marcou de meia-bicicleta aos 33 do primeiro tempo. Aceval empatou de falta, aos 44 da etapa final.
Confusão
Após o final da partida, houve confusão generalizada. Ela teve início na saída de campo quando os dois técnicos se cruzaram. Após isso, integrantes da comissão técnica e jogadores foram para cima de Vanderlei Luxemburgo. Ele correu em direção ao vestiário e acabou caindo. Jogadores e comissão técnica trocavam empurrões. Alguns torcedores chegaram a invadir o campo.
A comissão técnica chilena alega que a confusão teria começado após provocação do técnico do Grêmio. Em contraponto, Luxemburgo afirmou que não disse nada e que não entende o motivo para a agressividade dos adversários.