O Grêmio vai enfrentar o Juventude no Alfredo Jaconi, pelas semifinais da Taça Farroupilha. Ontem à noite, o Tricolor venceu o São Luiz nos pênaltis por 5x4. No tempo regulamentar o jogo, na Arena, terminou em 0x0. Do outro lado da semifinal estão Internacional e Veranópolis, sendo que a equipe colorada busca repetir o sucesso da Taça Piratini e conquistar o torneio estadual sem precisar disputar a final.
Esta foi a segunda decisão de pênaltis da história da Arena. Em 30 de janeiro, pela primeira fase da Copa Libertadores, o Grêmio eliminou a LDU por 5x4, contando com atuação decisiva de Marcelo Grohe.
As cobranças de pênaltis foram iniciadas por Zé Roberto que acertou o canto esquerdo. Na sequência, Washington empatou a disputa ao bater no canto direto de Dida. O próximo foi Kleber, que bateu rasteiro, e o goleiro Oliveira pulou atrasado. A seguir, Danilo Baia chutou por cima do travessão, deixando o São Luiz em desvantagem.
Barcos cobrou com segurança na terceira tentativa e manteve a diferença a favor da equipe tricolor. Depois, Marcel arriscou no canto esquerdo e viu Dida pular para o outro lado. Alex Telles converteu o quatro a favor do Grêmio com chute alto. Juba teve a responsabilidade de manter o São Luiz na disputa e acertou o ângulo direto. Guilherme Biteco, então foi para o último chute e pôs o Grêmio na semifinal.
O técnico Vanderlei Luxemburgo teve problemas para montar o Grêmio, já que a equipe sofre com uma série de desfalques. Nomes como Werley, Adriano, Marco Antônio, Elano e Saimon estão no departamento médico. Além disso, Fernando e André Santos estão com a Seleção Brasileira, enquanto Vargas defende o Chile.