Após 21 anos, o ringue está de volta ao Ginásio do Capinguí, em Passo Fundo. Neste sábado será realizado o 1º Torneio de Integração de Boxe Amador, promovido pela Academia do Carmo, que há 23 anos oferece treinamentos em boxe olímpico. A organização do evento é de João do Carmo, conhecido ex-lutador, professor e incentivador da modalidade. E foi ele o responsável pela última luta profissional promovida na cidade. “Há 21 anos não tem um torneio em Passo Fundo. A última vez também foi aqui no Capinguí”, recorda Carmo. O torneio deste sábado terá, além do boxe olímpico, também duas lutas de MMA, modalidade similar ao antigo vale-tudo que está em alta. O boxe amador terá lutas de estreantes e amadores com mais de duas lutas, além de duas lutas profissionais, propiciando um amplo programa para a noite deste sábado.
Preparativos
Nas últimas semanas, na Academia do Carmo, foram intensos os treinamentos. Todas as lutas programas para o Torneio de Integração de Boxe terão um representante de Passo Fundo enfrentando um visitante. Ora, assim, foi necessário muito suor para aprimorar a técnica e aumentar a resistência. Carmo explicou que a técnica e a resistência são fundamentais para os lutadores quando estão no ringue.
Ontem começou a transferência e montagem do ringue, levado da academia para a quadra do Capinguí. João do Carmo contou com um reforço extra nos preparativos finais para o torneio. O seu pai e incentivador, João de Deus Cardoso do Carmo, 79 anos, estava atento à movimentação. “Eu lutei nos anos 1960 e fui vice-campeão estadual na luta livre”, contou o antigo lutador.
Boxe amador
No boxe amador as lutas de estreantes terão na categoria até 69 kg Alisson Saraiva (Passo Fundo) lutando com Fabiano Camargo, de Caxias do Sul. Na até 75 kg lutam Vinícius Acco (Passo Fundo) x Airton Pontes, de Uruguaiana, Rafael Golbato (Passo Fundo) e Roger Oliveira de São Leopoldo.
No boxe amador para atletas com mais de duas lutas, na categoria até 64 kg Luiz Borges (Passo Fundo) enfrentará Jean Terres, de Carazinho, enquanto Francisco Teixeira (Passo Fundo) lutará com Wellington Alemão, de Carazinho. Até 75 kg terá o confronto entre Pietrobon (Passo Fundo) e Pontes, de Uruguaiana.
Boxe profissional
No boxe profissional serão duas lutas. Na categoria até 71 kg Passo Fundo terá Tiago Silva enfrentando Carlos Chaves, “El Corisco” do Uruguai. Na categoria até 65 kg, Passo Fundo terá Renivan Revers contra Diego Molin, de Uruguaiana.
No MMA até 70 kg lutam Luiz Cardoso (Passo Fundo) e Luiz Correa, de Gramado. Até 84 kg, Tiego Veiga (PF) e Rafael Bastos, de Gramado. Acima de 93kg, o peso-pesado, Wilson Ferroni (PF) e Aimar Lopes, de Caxias do Sul.
O 1º Torneio de Integração de Boxe Amador ainda terá outros atrativos. Além das lutas, haverá demonstrações de diversas modalidades de artes marciais. As atividades iniciam às 18 horas no Ginásio do Capinguí. As bilheterias abrem às 17 horas e os ingressos custam R$ 20,00.