A noite deste sábado foi um prato cheio para os amantes de Boxe e MMA em Passo Fundo. A temperatura agradável fez um bom público comparecer ao Ginásio do Capinguí para acompanhar o 1º Torneio de Integração de Boxe Amador promovido pela Academia do Carmo. No total, 560 pessoas acompanharam 11 lutas, sendo oito de boxe e três de MMA. Além disso, nos intervalos, quem esteve presente pode conhecer outras modalidades de artes marciais como o Daido, o Aikido e o Jiu-Jitsu.
Na abertura, o organizador do evento, o professor João do Carmo, agradeceu ao público que veio acompanhar o torneio e também a todos que ajudaram para que a realização fosse possível. "É um sonho de 21 anos que se realiza hoje. Gostaria de agradecer de coração a cada um que nos ajudou", disse Carmo.
Ao todo, 24 lutadores de seis cidades e um do Uruguai participaram da primeira edição do torneio. "Por ser um evento que por muito tempo não era realizado, foi muito bom. Temos algumas coisas para melhorar, mas esperamos que o próximo seja ainda melhor", avaliou Do Carmo. Ainda, segundo o professor, outro evento está sendo organizado, mas ainda sem data definida. A intenção é que aconteça entre setembro e outubro, e que outros estados sejam convidados a participar.
Primeira luta profissional
Tiago Silva, de 30 anos, teve neste sábado sua primeira luta como profissional. O atleta, que treina boxe há 13 anos, espera que com o torneio, as pessoas conheçam o esporte e assim possam prestigiar as próximas edições. "Espero que esse evento possa abrir muitas portas para o boxe aqui na cidade, e que as pessoas não o vejam apenas como uma luta, mas sim como um esporte", destacou o lutador que venceu na categoria até 71kg o uruguaio Carlos Chaves.
MMA
A noite também teve três lutas de MMA. Um dos lutadores passo-fundenses, Luis Cardoso, de 28 anos, acredita que com o torneio, a modalidade, que já é conhecida mundialmente, passe a fazer também parte de outros eventos em Passo Fundo."O MMA aqui na cidade é pouco conhecido. Espero que hoje (sábado) as pessoas vejam essa modalidade como um esporte, que não é violento", afirmou Cardoso. O lutador que treina a dois anos Jiu-Jitsu e seis meses boxe, venceu sua luta na categoria até 70 kg.
Resultados
Na categoria Boxe Amador-Estreantes. o vencedor na categoria até 69 kg foi Fabiano Camargo, de Caxias do Sul. Já na até 75kg, os passo-fundenses Vinícius Acco e Vinícius Golbato venceram suas lutas. No Boxe amador para atletas com mais de duas lutas, na categoria até 64 kg o vencedor foi Luiz Borges (PF). Em outra luta quem venceu foi Wellington Alemão, de Carazinho. Na categoria até 75 kg, a vitória ficou com Pietrobon (PF).
Nas duas lutas de boxe profissional, a vitória na categoria até 71 kg ficou com Tiago Silva (PF) e na até 65 kg com Diego Molin, de Uruguaiana.
Nas três lutas de MMA, a vitória ficou com lutadores de Passo Fundo. Na categoria até 70 kg com Luiz Cardoso; até 84 kg com Tiego Veiga; até 93kg com Wilson Ferroni.