Se na primeira metade não deu, agora começa uma vida nova para o Sport Clube Gaúcho de Passo Fundo. Um recomeço marcado para às 15h30 desta quarta-feira, quando jogará em Rio Pardo diante do Riopardense. Um triste primeiro turno, com oito derrotas em oito jogos, é coisa do passado. E para passar a borracha basta usar o regulamento. “É um novo campeonato e vamos ficar entre os quatro primeiro do grupo”, diz convicto o técnico Leco. Ocorre que os quatro primeiros de cada grupo estarão entre os oito que disputarão o título do returno, que também pode valer por uma vaga no Gauchão de 2014. A primeira vaga é do São Paulo de Rio Grande, campeão do primeiro turno. A terceira vaga será decidida entre os segundos colocados em cada turno.
Começando do zero
No Gaúcho, segundo o treinador, “prevalece a autoestima e o astral é outro”. Leco sabe que, em primeiro plano, há necessidade de fugir do rebaixamento. Mas, pelo regulamento, enfatiza as possibilidades de classificar entre os que disputarão o título. “Até não é um sonho, pois todos estão começando do zero. Todos estão iguais”, avaliou. O Gaúcho começa do zero também internamente. Novo técnico, alguns jogadores dispensados e quatro reforços: Alan, Bicudo, Diego Saraçol, Fiapo e Thiago Saraçol. Além do astral, a outra preocupação do técnico é “não tomar gol”. Ele entende que “parando de tomar gol, automaticamente a equipe vai fazer gols”. Para definir essa mudança, ele diz que o time tem que “parar de sangrar”.
A estratégia de Leco é colocar em campo uma equipe com postura defensiva para não sofrer gols e, ainda, aproveitar a habilidade de jogadores talentosos no meio e no ataque. Nesse ponto enquadram-se Adilson, Dênio e Sandro Sotilli. Desses, apenas Sotilli não começa a partida, pois vem de um período de recuperação após uma lesão. Mesmo assim, o goleador pode aparecer durante a partida.
Riopardense x Gaúcho
Riopardense: Feijão; Douglas, Caio, Cauê e Nenesto; Bolacha, Cássio, Alexandre e Paulo Henrique; Tiago Matos e Jeison. Técnico: Sérgio Perini.
Gaúcho: Alisson; Léo, Bicudo, Gustavo Xavier e Vagno; Gustavo, Fiapo, Dênio e Adilson; Alan e Cleiton. Técnico: Leco.
Arbitragem: Anderson da Silveira Farias com Paulo Ricardo Conceição e Vilmar Burini
Horário: 15h30
Local: Estádio Municipal Amaro Cassep (Rio Pardo)