Avaliando a gurizada

Equipe Juvenil do Esporte Clube Passo Fundo passa por exames nos laboratórios da UPF

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

São intensos os preparativos da equipe Juvenil do Esporte Clube Passo Fundo para o segundo semestre. É o time sub-17, que este ano disputará o Gauchão da categoria e, ainda, o Sul-americano. A equipe é treinada pelo experiente Juarez Villela e participará das competições oficias no segundo semestre.

Ontem, um grupo de jogadores do Juvenil estava no Laboratório de Biomecânica da Faculdade de Educação Física da Universidade de Passo Fundo. Os atletas foram levados pelo supervisor da categoria, Delmar Moreira. Os jovens atletas realizaram exames para avaliação da força. O trabalho é coordenado pelos professores Cleiton Bona e Nelson Tagliari, com a participação de estagiários da instituição. Um dos fundamentos dessa avaliação é fazer comparativos da força através d equilíbrio. “Compara-se a força da perna esquerda com a direita e a parte posterior com a anterior”, explicou o professor Cleiton. Com essas informações será possível corrigir diferenças com trabalhos específicos.

Parcerias
Além das avaliações em equipamentos, também serão realizados testes no campo. Além da força, também serão medidas a capacidade de impulsão e de arranque dos atletas. Após essa bateria de exames haverá subsídios para auxiliar na preparação física e, especialmente, realizar um trabalho preventivo para evitar futuras lesões. Os resultados serão apresentados aos responsáveis pela preparação física do ECPF.

A avaliação que os juvenis do Passo Fundo realizam, também foi realizada com os profissionais do Gaúcho e outras equipes da região. Através dessa atividade, a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da UPF amplia o campo para a pesquisa e, ao mesmo tempo, presta um serviço à comunidade. São diferentes exames e medições, além de acompanhamentos específicos aos atletas na academia da UPF, em parcerias com clubes de futebol, futsal e outras modalidades de Passo Fundo e região.

Gostou? Compartilhe