O Polo de Desenvolvimento de Esporte e Lazer, vinculado à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (Feff/UPF), realiza na próxima semana, dias 10 e 11 de junho, o Festival Paralímpico 2013. O evento deve proporcionar vivências das modalidades paralímpicas como judô, atletismo, voleibol sentado, futebol, goalball, tênis de mesa e bocha paralímpica, para crianças e adolescentes com deficiências físicas, visuais e paralisia cerebral.
Sendo uma das ações descentralizadoras da Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs) nos polos regionais, o Festival objetiva conhecer e resgatar a participação de crianças e adolescentes com deficiência que praticam esportes na cidade do interior do Estado, bem como fomentar a participação e a prática de modalidades esportivas para pessoas com deficiências. Além disso, a iniciativa visa identificar os alunos com potencial paraolímpico, com vistas a preparar a delegação que representará o Estado nas Paralímpiadas Escolares.
Programação
A programação inicia na segunda-feira, dia 10, às 19h20, quando haverá a formação dos 20 acadêmicos e professores que atuarão nas modalidades esportivas. Na terça-feira, dia 11, das 8h às 9h, os 86 inscritos das 20 escolas da região serão recepcionados no ginásio da Feff. No mesmo local, às 9h, acontece a abertura oficial das atividades. As oficinas paradesportivas iniciam às 9h30min. Das 12h às 13h30 será feito um intervalo, e após, a programação será retomada. O Festival Paralímpico se encerra às 17h30, com a premiação aos participantes.