A Seleção Brasileira começou com o pé direito a disputa da Copa das Confederações 2013. O time comandado pelo técnico Felipão venceu a seleção japonesa pelo placar de 3x0, com gols de Neymar, aos 2min do primeiro tempo, Paulinho, na etapa complementar aos 3min, e Jô, aos 48min do segundo tempo.
Foi Neymar quem abriu o placar. Marcelo fez bom lançamento para Fred, da esquerda para a meia-lua. O centroavante do Fluminense matou a bola no peito antes de Neymar aparecer para chutar forte, acertando o ângulo da meta defendida por Kawashima. No início da etapa complementar, a jogada começou pela esquerda, com Neymar, e passou pelo pé de Hulk até chegar a Daniel Alves na direita. Atravessou o campo e voltou para o meio com um bom cruzamento do lateral direito que encontrou a eficiência de Paulinho. Nos acréscimos, Oscar arrancou com velocidade pela esquerda e deu um presente para Jô. De canhota, ele chutou por baixo de Kawashima e, pela primeira vez, marcou pela Seleção.
A Seleção Brasileira enfrenta na quarta-feira o México, no Castelão.
Vaias
Antes do início da partida, a torcida brasileira não mostrou nenhum sinal de hostilidade. O cenário mudou quando foi anunciado o nome de Joseph Blatter, presidente da Fifa, ao lado de Dilma Rousseff, presidente da República. Quando o presidente da Fifa pronunciou o nome da presidente, focalizada pelo telão do estádio, as vaias se tornaram ainda maiores. Os poucos aplausos acabaram facilmente abafados. Ele fez expressão de surpreso, antes de cobrar a torcida: “Onde está o respeito e o fair play, por favor?”. Constrangida, a presidente declarou aberta oficialmente e competição. Minutos depois, o público aplaudiu a equipe Japonesa para festejar a execução do hino nacional da seleção adversária.