A final estadual dos 3º Jogos SESC de Másters e Sêniors, realizada em Erechim neste sábado e domingo (22 e 23/06), reuniu mais de 1 mil desportistas de 41 cidades gaúchas. Promovidas pelo Sistema Fecomércio-RS/SESC, as atividades tiveram o objetivo de propiciar aos desportistas com mais de 40 anos uma competição de âmbito estadual, valorizando a prática esportiva e promovendo a qualidade de vida, socialização e cooperação entre os participantes. Passo Fundo encerrou a competição com o primeiro lugar nas modalidades de natação Sênior 50m Costas e Sênior B – 50m livre, 50m peito e 50m Borboleta Máster.
João Batista Braz, 60 anos, pratica natação há 5 anos para a manutenção da saúde, além de participar de competições. "Venho desde a primeira edição dos jogos em função do incentivo da minha professora", comenta o atleta, que integra a equipe da UPF, e que ficou com o 1º lugar na categoria Sênior B 50m Costas e 50m Livre, coordenado por Stephanie Biavatti. "Vejo a natação como uma excelente atividade física para a saúde e a prático há 5 anos. Pelo segundo ano consecutivo que vim aos Jogos Masters e Sêniors", conta Edson Pery Maciel, vencedor da modalidade Natação dos 50m Borboleta e 3º lugar no Absoluto 4x50m livre.
Já Paulo Xavier, que ganhou no 50m Peito e ficou em 2º lugar no absoluto 4x50m livre e no Máster 50m Livre, conta que é de Erechim, mas mora há 10 anos em Passo Fundo. “Essa foi a primeira vez que participo dos Jogos Masters e Sêniors e gostei muito. Comecei a praticar natação, principalmente, pela saúde", conclui. Confira, abaixo, os resultados completos.
“O evento tomou uma grande proporção e os números comprovam isso: a primeira edição, em 2011, contou com 400 participantes; já no ano seguinte foram 600 e agora ultrapassamos os 1 mil desportistas de várias partes do Estado”, comentou o diretor regional do SESC/RS, Everton Dalla Vecchia. Segundo o dirigente, os eventos esportivos realizados pela entidade têm a finalidade de promover a qualidade de vida das pessoas, mas também atuam fortemente na integração de seus participantes e no desenvolvimento socioeconômico dos locais em que acontecem: “Aqui nos Jogos Masters e Sêniors, por exemplo, além de lotarmos a rede hoteleira de Erechim, muitas equipes hospedaram-se em Marcelino Ramos, Getúlio Vargas e Barão de Cotegipe”, enfatiza Dalla Vecchia.
Ao longo do final de semana, foram realizados jogos de Bocha, Bolão, Câmbio, Canastra, Futebol Sete, Futsal, Natação, Tênis e Voleibol. As atividades movimentaram a cidade e foram desenvolvidas nos seguintes locais: Ginásio São Pedro, do Ginásio SESC, do Ginásio do Sesi, do Complexo Atlântico F.C., do Colégio IMLAU, CER Atlântico e do Ginásio da AABB.
As etapas municipais dos Jogos Masters e Sêniors iniciaram em abril e classificaram para a final estadual os campeões locais - exceto nas modalidades de Natação e Canastra, que seguiram direto pra final. Participaram do evento esportivo pessoas com idades entre 40 e 49 anos, na categoria Máster, e 50 anos ou mais, na categoria Sênior. Para as modalidades de Câmbio e Natação, as idades foram determinadas pela categoria Sênior A, que incluiu atletas com 50 a 59 anos e Sênior B, onde se enquadraram atletas com 60 anos ou mais.