Atletas em avaliação

Goleiros do Passo Fundo passam por bateria de testes nos laboratórios da UPF

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A nova temporada do Esporte Clube Passo Fundo inicia em 1º de julho, mas os goleiros já trabalham desde o último dia 17. Bruno Grassi, Fernando e André Luiz cumprem uma rotina de trabalho elaborada pelo preparador Cleber Sgarbi. Além de iniciarem o condicionamento antes dos outros, também foram os primeiros a passar por uma bateria de testes. Os goleiros da UPF passam por uma complexa avaliação física nos laboratórios da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UPF. Ontem passaram por mais uma bateria de exames, acompanhados pelo preparador Cléber e pelo fisioterapeuta Luiz Fernando de Oliveira, o Casinha. A avaliação é ampla e passa por exames distintos, conforme explicou o professor Nelson Tagliari. Os três já passaram por avaliações isocinéticas, para medir e comparar a força muscular.

Muitos testes
Ontem foi a vez da cineantropometria, para mensuração do tamanho e proporções do corpo. O professor Nelson disse que esses testes medem diâmetros, perímetros de coxas, abdome, quadril e braços, além do tricipital para medir as dobras cutâneas. Completando a bateria, passaram pelo flexiteste, uma rápida avaliação da flexibilidade. Bruno, Fernando e André circulam por ambientes diferentes na área da FEFF. Um deles é para a ergoespirometria, “um teste cardiopulmonar para medir o consumo máximo de oxigênio e a capacidade cardiorrespiratória do atleta”, explicou Tagliari. Os testes prosseguem nesta quarta-feira. Ao final, os resultados serão importantes subsídios para trabalhos individuais na preparação e evolução dos atletas.

Contratações
Contratações e especulações fazem parte do dia a dia do Passo Fundo, nesses dias que antecedem o início das atividades do segundo semestre. Hoje chega o técnico Luís Carlos Winck, para iniciar os trabalhos no Vermelhão da Serra. Também é esperado para hoje o anúncio dos nomes dos reforços. “O Passo Fundo está acertado com seis novos atletas, mas os nomes só serão divulgados após a assinatura dos contratos”, disse ontem o presidente do ECPF, Selvino Ferrão. Além dos goleiros Bruno Grassi, Fernando e André Luiz, já foram confirmadas as contratações dos laterais Jeferson e Xaro, do volante Everton Garroni e do atacante Dionatan.

Gostou? Compartilhe