A um mês dos jogos oficiais, o Esporte Clube Passo Fundo está montando, testando e preparando seu elenco. Isso significa um trabalho intenso para a comissão técnica. O primeiro objetivo é nivelar o condicionamento físico do grupo de atletas. Mas antes de aperfeiçoar as condições físicas, é necessário avaliar o desempenho dos jogadores. Com base nos resultados das avaliações, serão definidas as prioridades e a evolução nos trabalhos de condicionamento coletivo e individual.
Ontem à tarde no Vermelhão da Serra foi aplicado o Teste Yo Yo. Não é aquele antigo brinquedinho que sobe e desce, mas sim um exercício de vai e vem. A atividade foi aplicada pelo fisiologista e preparador físico Marcelo Henrique Carneiro. Num espaço de 20 metros, foram montadas quatro pistas individuais. Assim, quatro atletas realizaram o teste simultaneamente. Com apoio de uma caixa de som, um programa foi aplicado para determinar o ritmo da atividade com sinais marcando cada etapa de ida e volta. Uma sequência ritmada que determina a velocidade. Inicialmente é lenta, mas vai exigindo gradualmente mais velocidade. Um teste para avaliar a capacidade aeróbica de cada jogador.
Condicionamento aeróbico
O Yo Yo é simples e até parece fácil de ser cumprido. Porém, atendendo a marcação ritmada, tem uma aceleração crescente e o desempenho diante desta sequência revela o condicionamento aeróbico. “É um teste de resistência e potência aeróbica”, explicou o professor Marcelo. Por ser um teste de ida e volta intermitente e com aceleração, pode resultar em mais potência com menos volume e mais intensidade ou, então, em mais resistência com mais volume e menos intensidade. Nas fases iniciais, com ritmo lento, o teste parece uma brincadeira. Mas vai exigindo cada vez mais e, então, surgem as limitações até a exaustão. Enfim, sabe-se como está o atleta. Antes disso, na parte da manhã, o grupo passou por outra avaliação. Desta vez Marcelo Carneiro aplicou um teste de impulsos para avaliação de força e potência.
Contratações
Sem revelar nomes, a direção do Passo Fundo promete mais quatro jogadores para integrar o grupo que disputara a Copa Willy Sanvitto a partir de agosto. “Nomes só depois de assinarem contrato”, diz o presidente Selvino Ferrão. Mas confirmou que um dos reforços é um zagueiro, que teria chegado ainda ontem no início da noite em Passo Fundo. Além dele, também era esperado um meio campista. As outras duas contratações também devem ser confirmadas ainda esta semana.