O Esporte Clube Passo Fundo continua aumentando e qualificando o seu elenco profissional. Ontem, foram apresentados mais dois reforços no estádio Vermelhão da Serra: o volante Mateus Santana, ex-Esportivo, e o atacante Morais, ex-Juventude e Canoas. Ambos já treinam com o grupo que, agora, conta com 25 jogadores. Titular absoluto no Esportivo do primeiro semestre, comandado pelo técnico Luiz Carlos Winck, o jovem Mateus Santana, 21 anos, chega ao Vermelhão respaldado pelo ótimo desempenho que apresentou no Campeonato Gaúcho. Natural de Veranópolis, e revelado profissionalmente pelo clube de Bento Gonçalves, o atleta é irmão de Maicon Santana, atacante que defendeu o Passo Fundo na Divisão de Acesso do ano passado.
Foi em 2012, aliás, que Mateus conheceu a força da torcida tricolor, quando marcou, de cabeça, o primeiro gol do empate em 2 a 2 entre Passo Fundo e Esportivo – a partida foi realizada no Vermelhão, no dia 30 de junho, pelo quadrangular final da Divisão de Acesso. “Sem palavras. O estádio estava lotado, todos apoiando o time”, relembra o volante, destacando que, de sua parte, “garra e empenho não vão faltar nesse novo desafio”.
Bicampeão
O atacante Douglas Morais é mais um especialista na Copinha, a exemplo do zagueiro Vagner, apresentado na semana passada. Com passagem pelas categorias de base do Grêmio, o atacante de 21 anos, natural de Campo Bom, foi bicampeão da competição pelo Juventude, em 2011 (Copa Laci Ughini) e 2012 (Copa Hélio Dourado). Nesse ano, defendeu o Canoas no segundo turno do Gauchão. Com o objetivo de sagrar-se tricampeão da competição e, de quebra, reconduzir o Passo Fundo ao cenário nacional – Série D do Campeonato Brasileiro ou Copa do Brasil –, Morais se define como um atacante de velocidade, força e boa finalização. E espera fazer bonito com a camisa tricolor. “Prometo empenho e muita vontade. Quero crescer dia-a-dia e conseguir meu espaço dentro do clube”, afirmou.
O atacante uruguaio Foletti, 30 anos, que nesta semana tentará o acesso à Série A do Gauchão defendendo o Riograndense, de Santa Maria, frente ao Aimoré, está acertado e deve chegar ao Vermelhão da Serra na próxima segunda-feira. Um novo zagueiro também será anunciado, provavelmente amanhã.
Conhecidos os adversários do Passo Fundo
Ontem foram definidas as chaves da Copa Willy Sanvitto, a Copinha, que inicia no próximo mês. O Passo Fundo está na chave da Região Norte e terá como adversários o Juventude, Marau, Estrela, Lajeadense, Santo Ângelo e Riopardense. As participações de Santo Ângelo e Riopardense ainda dependem de confirmação. Na chave da Região Metrpolitana estão Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Novo Hamburgo, Cerâmica e 15 de Novembro de Campo Bom. Na chave da Região Sul disputam Brasil e Farroupilha de Pelotas, São Paulo de Rio Grande, Riograndense de Santa Maria, Bagé e Guarany de Bagé.