Além dos onze, oito com chances de começar e mais sete opções. Assim começa a equipe projetada e montada pelo técnico Luiz Carlos Winck. É a nova equipe do Esporte Clube Passo Fundo, que disputará a Copa Willy Sanvitto. Na quarta-feira o time saiu da cabeça do treinador e foi montado no gramado do Vermelhão da Serra. Do projeto à concepção, ganhou vida em campo e se movimentou no primeiro treinamento coletivo da pré-temporada. Uma movimentação que agradou o exigente Winck. “Foi muito bom”, avaliou, ontem, e detalhou esse conceito. “Posicionamento bom, defensivamente bem, chegada rápida na frente e meio com qualidade para trabalhar a posse de bola”. Isso significa que a montagem das peças superou as expectativas. “Quando contratamos já tínhamos uma ideia na cabeça”.
A formação
No primeiro coletivo ele colocou em campo Bruno Grassi; Vareta, Anelka, Gustavo e Xaro; Everton Garroni, Márcio Reis, Lenilson e Thiago Machado; Lucas e Hyantony. O posicionamento pode transformar a equipe, atacando no 4-3-3 e defendendo no 4-2-3-1. “Temos laterais de apoio, mas vão apoiar alternadamente”, explicou. Ele entende que se a equipe engrenar bem fica a expectativa de uma boa base para o Gauchão. “Quero uma equipe rápida na frente, um meio com qualidade técnica e boa inversão de bola”.
Claro, essa escalação poderá mudar. A começar por Thiago, que atua em várias posições e pode aparecer na lateral direita. Vagner pode entrar na zaga, Alejandro e Mateus são opções como volantes. Para o ataque, além de Fogaça e Morais, está chegando o uruguaio Foletti. “Temos reposição, isso é importante”, avaliou Winck. “para o Gauchão vamos continuar com os meninos”, disse sobre os jovens que vieram da base. Winck sabe dos riscos de colocar os garotos na fogueira e, assim, quer que eles evoluam no grupo. “Vão ganhar experiência e maturidade treinando com os profissionais. Os que tiverem mais qualidade irão se sobressair mais rápido.” Falando em cautela, resumiu: “vamos aguardar”.
O grupo
O elenco do Passo Fundo tem os goleiros Bruno Grassi, Fernando e André Luiz, os laterais Thiago Machado, Rodrigo Vareta, Xaro e Adrian, os zagueiros Anelka, Gustavo, Vagner e Léo, volantes Alejandro, Everton Garroni, Márcio Reis, Mateus Santana e Edu Bernardi, os meias Lenilson, Lucas, Bortolini e Alex e os atacantes Hyantony, Fogaça, Morais, Dionatan e Caetano. O atacante uruguaio Foletti está chegando para completar o grupo. Na Copinha, o Passo Fundo está na mesma chave do Juventude, Marau, Estrela, Lajeadense, Santo Ângelo e Riopardense.