Passo Fundo vence e vai para a final

Adversário será conhecido na segunda-feira no jogo entre Marau e Juventude

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Passo Fundo é finalista do primeiro turno da  Copa Serrana. A vaga foi garantida com a vitória de virada de  2 a 1,  no terceiro confronto seguido diante do Lajeadense, sábado à tarde, no estádio  Vermelhão da Serra. Lenilson, de pênalti, e Laércio (contra), fizeram os gols do tricolor. Josimar marcou para os visitantes.  Invicto há 18 jogos, o Passo Fundo  aguarda o segundo jogo hoje à noite, entre Juventude e Marau, para conhecer o adversário na final. No primeiro  duelo, disputado na cidade de Farroupilha,  a equipe de Caxias venceu por 2 a 0.

Com o empate em 1 a 1 no jogo de ida em Lajeado, a equipe do técnico Luiz Carlos Winck precisava apenas de um empate sem gols para ficar com a vaga.  Mesmo com a vantagem, foi o Passo Fundo quem tomou a iniciativa do jogo e pressionou durante todo o primeiro tempo. Apesar do volume de jogo, não soube tirar proveito da superioridade em razão dos gols desperdiçados.
        
Nos primeiros 10 minutos, o tricolor assustou o goleiro Eduardo Martini, com dois chutes da entrada da área. O primeiro deles com Garroni, que bateu de longe sobre a meta. Em seguida, após uma triangulação na entrada da área, a bola sobrou Márcio Reis. Ele chutou  forte de primeira  e,   por pouco , não acertou o ângulo esquerdo de Martini.
        
Com total domínio no setor de meio-campo, o Passo Fundo Fundo não deixava espaços para o adversário explorar os contra-ataques. O Lajeadense não conseguiu criar praticamente nenhuma situação de perigo durante todo o primeiro tempo. O tricolor continuava pressionando, variando as investidas, ora com o lateral Xaro, pela esquerda, ora com Vareta pela direita. E foi justamente numa subida de Vareta que o tricolor ficou mais perto de abrir o placar. Aos 31 min, o lateral recebeu a bola dentro da área e foi derrubado por trás. Pênalti marcado pelo juiz Marco Antônio Sacon.  Everton Garroni foi para a cobrança e acertou o poste esquerdo de Martini, desperdiçando a primeira chance de ampliar a vantagem.

A segunda oportunidade surgiu logo em seguida, novamente com Vareta, um dos destaques da partida. Ele invadiu a área e bateu no canto direito, mas a bola caprichosamente foi para fora. Aos 41 min, para desespero dos cerca de 600 torcedores que compareceram ao Vermelhão da Serra, Tiago Machado perdeu outra grande chance. Ao dominar a bola vinda de um lançamento, ele tirou o goleiro Martini da jogada e ficou com o gol escancarado,  mas chutou para fora.
 
Segundo tempo
O jogo até então  controlado pelo Passo Fundo, ficou dramático na segunda etapa. O Lajeadense, que não havia ameaço nenhuma vez o gol de Bruno Grassi na etapa inicial, voltou  determinado a buscar a classificação e por muito pouco não conseguiu. Na primeira investida, logo aos 2 min, a zaga do tricolor não conseguiu afastar, a bola sobrou limpa  para Josimar, que bateu no canto direito, sem chances para Bruno. Lajeadense 1 a 0. Resultado que classificava o time do técnico  Benhur Pereira.

Aproveitando a instabilidade dos donos da casa em razão do gol, o adversário  cresceu no jogo. Aos 10min, Bruno Paulo quase ampliou. Ele recebeu na entrada da área e bateu colocado no ângulo esquerdo, assustando a torcida. Precisando reverter o placar, Winck deixou a equipe mais ofensiva com as entradas de Foleti  e Vinícius, nos lugares de  Vareta e Garroni.

A troca surtiu efeito. Aos 22, Foleti teve a grande chance de empatar. Ele recebeu um lançamento na entrada da área e dominou com categoria. A bola sobrou limpa, mas na tentativa de desviar de Martini, acabou tocando para fora. O Passo Fundo seguia pressionando, mas exagerava no levantamento de bola  para dentro da área. A situação já estava ficando dramática, quando aos 33min, Márcio Reis, outro destaque do Passo Fundo, pegou o rebote de Martini e foi derrubado pelo zagueiro. Pênalti. Desta vez, o camisa 10 Lenílson  cobrou e empatou a partida. 

A decisão da vaga já se encaminhava para disputa de pênaltis, quando aos 42, Vinícius recebeu lançamento de Lenilson pela lateral direita. Ele cruzou forte para dentro da área. Na tentativa de cortar, o zagueiro Laércio se antecipou e mandou para o fundo das redes, virando o placar para o Passo Fundo. O tricolor apenas administrou nos minutos finais e comemorou a vaga à final. "Fizemos um primeiro tempo brilhante, mas desperdiçamos muitas oportunidades. Fomos surpreendidos no começo da etapa final com o gol, mas a equipe teve equilíbrio e garra para buscar o resultado" avaliou o técnico Winck. Já o presidente Selvino Ferrão comemorou a vaga mas novamente lamentou a ausência do torcedor. "É uma vergonha", definiu. 

Gostou? Compartilhe