A Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs) realizará, de hoje a domingo, na reserva Terra Indígena Serrinha - Alto Recreio, localizada no norte do Estado, os Jogos dos Povos Indígenas do RS. Trinta acadêmicos da Universidade de Passo Fundo (UPF) atuarão de forma voluntária na realização dos Jogos.
Neste ano, serão disputadas as seguintes modalidades e provas: jogos tradicionais - arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, batalha aquática, lutas corporais, demonstração da corrida do milho e demonstração de tiro com arco de guerra kaingang; jogos não tradicionais - futebol, futebol 7, vôlei misto, corrida curta e de fundo e natação em águas abertas. Também serão realizadas atividades culturais, tais como apresentações tradicionais, fórum de discussão, oficinas, feira de artesanato e culinária.
Participantes
No total, serão 500 atletas de 14 aldeias indígenas de Inhacorá, Guarita, Iraí, Nonoai, Votouro, Ventarra, Ligeiro, Cacique Doble, Monte Caseros, Mato Preto, Salto do Jacuí Kaingang e Guarani, Lomba do Pinheiro e a sede dos jogos, Serrinha. Além das disputas, nos dias 27 e 28, pelo turno da tarde, haverá um fórum de discussão com a temática “Povos Indígenas e Livre Determinação”.
O evento tem como objetivo promover e incentivar, por meio de gestão compartilhada, as manifestações esportivas e culturais dos povos Kaingang e Guarani, buscando respeitar os aspectos etnoculturais e geográficos e estimulando a prática de jogos tradicionais e não tradicionais como meio de representação de povos indígenas do RS em jogos nacionais.