Gauchão 2014 será por pontos corridos

Em pontos corridos, classificará quatro equipes para as semifinais em dois jogos e finais, também em duas partidas.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Campeonato Gaúcho de Futebol Série A1, o Gauchão, terá turno único em 2014, conforme explicou o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto. Em pontos corridos, classificará quatro equipes para as semifinais em dois jogos e finais, também em duas partidas. O Gauchão 2014 iniciará em 19 de janeiro e terminará em 13 de abril. Com a nova fórmula, desaparecem as taças farroupilha e Piratini e o calendário de jogos diminui de 23 para 19 datas. Novelleto entende que a proposta atende ao desejo dos clubes e não haverá alterações nos critérios para o rebaixamento. Também projetou uma redução de 16 para 14 clubes em 2015 e apenas 12 em 2016.

Para o presidente do E.C. Passo Fundo a “a fórmula é boa” e segue os moldes da proposta recentemente apresentada pelos clubes à FGF. Sobre a redução do número de participantes, Selvino Ferrão entende que “isso não é bem assim, ainda vai ter que entrar em discussão”. Para ele um Gauchão com menos clubes seria “um atestado de óbito antecipado do campeonato”.

Já o técnico do Passo Fundo faz uma avaliação por outro ângulo, com ênfase ao molde da disputa. Luiz Carlos Winck considera mais difícil a nova fórmula. A argumentação é matemática: “Se a possibilidade de classificar antes era de 50%, agora fica em 25%”.

Gostou? Compartilhe