O Vermelhão é verde

A irrigação do Vermelhão da Serra conta com o aproveitamento da água da chuva

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Vermelhão da Serra está mais verde do que nunca. Vermelho por tradição, mas com um gramado muito verde. Tricolor na bandeira, verde na concepção ambiental. Nos últimos meses o estádio recebe melhorias, reparos e ampliações. São obras internas e externas que qualificam a praça esportiva. Agora, porém, a novidade encaixa-se na conduta ambiental correta. A irrigação do Vermelhão da Serra é sustentável, com o aproveitamento da água da chuva que, reciclada, irriga o gramado do estádio. A captação é feita na cobertura do novo prédio construído na esquina e, ainda, nas arquibancadas. Ontem foi testada uma nova bomba que envia a água da cisterna para os cinco pontos de distribuição à beira do gramado. Nesses terminais é conectada uma linha de distribuição que, através de aspersores, irriga o gramado.
Ontem, o presidente do Esporte Clube Passo Fundo, Selvino Ferrão, explicou que a capacidade inicial de armazenamento é de 40 mil litros, mas será aumentada. O engenheiro agrônomo Jairo Lang, responsável pelo gramado, explicou que quando não chove, o ideal é irrigar o gramado duas vezes por semana. Quando faltar a água reciclada, será utilizada a água de um poço artesiano. A nova grama da espécie bermuda, que foi semeada sobre a já existente, está em fase inicial de desenvolvimento. Até dezembro já estará com crescimento pleno e em condições de receber o tráfego de jogo.


Treinando para sábado

Sábado o Passo Fundo volta a jogar pelo Campeonato da Região Serrana. A partida será em Lajeado, às 16 horas, no estádio Alviazul, pela última e decisiva rodada. O Passo Fundo e o Juventude dividem a primeira colocação com 10 pontos, enquanto o Lajeadense tem nove. Nesta última rodada, o Juventude enfrentará o Riopardense, em Rio Pardo. Em caso de vitórias do Passo Fundo e do Juventude, a decisão do primeiro lugar ficará pelo saldo de gols e, no momento, o Juventude está na frente por um gol. A primeira colocação dá a vantagem de decidir título do segundo turno em casa. O Passo Fundo, campeão do primeiro turno, busca o título do segundo para antecipar a conquista do Regional.
Após a vitória de domingo por 5 x 1 sobre o Estrela, o grupo de atletas do Passo Fundo voltou aos trabalhos ontem à tarde, com atividades no CT Frangosul. O técnico Luiz Carlos Winck terá o retorno do meia Lenilson, que cumpriu suspensão no último jogo. Lucas, Anelka, Garroni, Vágner, Edu Bernardi e Mateus Santana ainda não foram liberados pelo departamento médico. Nesta quarta-feira as atividades serão em dois turnos.

Gostou? Compartilhe